• Sex. Nov 26th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Por que Jesus não veio ainda?

Byelmar_ricardo

Abr 10, 2021

Texto Base: 2 Pedro 3:3,4

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”

Introdução:

Ao longo de nossa história, a Igreja de Cristo tem vivido momentos singulares, que marcaram a forma como cremos e nos posicionamos diante da sociedade. Hoje estamos vivendo mais um desses momentos. Desde o final de 2019 estamos enfrentando uma pandemia que vem ceifando vidas, abalando as economias das nações e através dela leis estão sendo criadas que tem mudado radicalmente a nossa maneira de viver.

Não sei qual a sua visão do assunto, mas posso te afirmar que esse problema é muito mais do que aparenta ser, em outras palavras olhando pra questão com olhos espirituais percebemos que essa questão não é só um problema sanitário, há questões espirituais sérias.

Em meio a tantos problemas nos questionamos se o que estamos vivendo foi previsto nas escrituras. Vamos verificar?

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e PESTES (PANDEMIAS), e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”  Mateus 24:4-8

Aqui aprendemos que espiritualmente o momento em que estamos vivendo chama-se “princípio de dores”, e sim, é o momento que antecede o período mais tenebroso que o mundo vai vivenciar chamado “tribulação” e “grande tribulação”.

Diante de tanto sofrimento, mortes, empresas falindo, aumento da fome, da maldade, corrupções entre outros podemos nos perguntar… Por que Jesus ainda não voltou? Por que ainda vivemos em meio a esse sofrimento todo? Responder essa pergunta não é uma tarefa simples, mas vamos refletir sobre alguns pontos que talvez traga a sua mente e coração as respostas necessárias para fortalecer a sua fé.

Jesus ainda não voltou porque:

1 – Existem cumprimentos da sua palavra que ainda vão acontecer

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, ANTES de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;” Atos 2:16-20

Talvez você nunca tenha se atentado para isso, mas NOS ÚLTIMOS DIAS o Senhor derramará de forma gloriosa o Espírito Santo sobre a Igreja. Será um avivamento genuíno e transformador, a fim de preparar a Igreja: “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:27)

A primeira grande razão que gostaria de destacar porque Jesus ainda não voltou está relacionado aos sinais que hão de acontecer ANTES de chegar o dia do Senhor. Durante a tribulação e principalmente na grande tribulação o livro de apocalipse relata uma série de eventos como o abrir dos 7 selos, o derramar das 7 taças, o toque das trombetas entre outros. Cada evento desses, que primeiramente vai acontecer no céu e irá trazer consequências aqui na terra, vão acontecer como cumprimento das profecias citadas no texto que lemos em Atos (Sinais no Céu e na Terra – Lucas 21:11,25; Ap 6:13,14, Sangue e Fogo – Apocalipse 8:7,8, Fumaça – Apocalipse 9:2,3,17,18, Sol escuro – Mt 24:29,30; Ap 6:12, Lua escura por sangue – Ap 6:12).

2 – O Tempo certo para colher “os frutos da terra”

“Sede pois, irmãos, pacientes até À VINDA DO SENHOR. Eis que o lavrador ESPERA o precioso fruto da terra, AGUARDANDO-O com paciência, ATÉ QUE receba a chuva TEMPORÃ e SERÔDIA. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já A VINDA do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que O JUIZ ESTÁ À PORTA.”  Tiago 5:7-9

O segundo ponto que quero destacar sobre o porquê de Jesus ainda não ter voltado é que ainda não estamos no “tempo da colheita”.  A Bíblia fala que quando Cristo voltar, Ele virá com seus santos anjos para recolher aqueles que se mantiveram firmes na fé e resistirem ao Anti Cristo.  Observe o texto a seguir:

“E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mateus 24:31

Até que isso aconteça a palavra de Deus nos fala sobre uma chuva (temporã e serôdia) que irá preparar os “frutos da terra” para serem colhidos no seu devido tempo. Mas o que significa as chuvas temporã e serôdia?

CHUVA TEMPORÃ – A CHUVA TEMPORÃ caía durante o outono no tempo de semear a terra garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava, por isso, essa chuva era necessária para fazer brotar a semente. Essa primeira chuva representa o primeiro derramar do Espírito Santo no dia de Pentecostes descrito em Atos 2.

CHUVA SERÔDIA – A CHUVA SERÔDIA caia durante as primeiras semanas da primavera antes da colheita, ela era necessária para fazer com que a plantação amadurecesse para a colheita. Essa última chuva representa o derramar do Espírito Santo sobre a igreja nos últimos dias.

Em Atos 2 apenas começou a se cumprir a festa de PENTECOSTES!!! Mas só concluirá nos últimos dias! Na segunda chuva! Nos últimos dias acontecerá um grande avivamento!

Desde que o Espírito Santo foi derramado na igreja pela primeira vez “até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20), estamos dentro do contexto de Pentecostes. Agora veja que o cumprimento profético dessa Festa de Pentecostes ainda está em aberto, para se cumprir a segunda parte nos últimos dias.

3 – A igreja precisa de tempo para amadurecer

“E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a TEMPORÃ e a SERÔDIA, para que recolhais o vosso GRÃO, e o vosso MOSTO e o vosso AZEITE.” Deuteronômio 11:13,14

Aqui talvez esteja uma das maiores razões pelas quais Jesus ainda não voltou. Sua igreja precisa estar pronta, a noiva precisa estar adornada e devidamente preparada para se encontrar com o noivo. Perceba a presença das chuvas temporã e serôdia novamente presentes no texto acima. Vale a pena entendermos o que representa o GRÃO, MOSTO e o AZEITE nesse contexto.

TRIGO: elemento necessário para fazer o PÃO – (membros do CORPO de Cristo)

Obs.: não se faz pão com joio, no Dia do Senhor haverá, portanto, essa separação.

MOSTO: Vinho – símbolo do Sangue de Cristo (da Nova Aliança)

AZEITE: Símbolo do Espírito Santo (da unção, da alegria da salvação)

Aqui precisamos fazer um alerta pois em muitos casos a igreja de Cristo tem se comportado como aquele casal de namorados que já estão juntos a algum tempo, o dia do casamento foi marcado, porém a noiva está negligenciando a necessidade de uma “preparação” para tal evento (escolha do local da cerimônia, salão de festas, convidados, a roupa que será usada, entre outros detalhes). E sem essa preparação o casamento simplesmente pode não acontecer. Isso faz algum sentido pra você? Muitos estão vivendo esses dias (início das dores) como se nada estivesse acontecendo ou vivendo suas vidas eclesiásticas em uma bolha, como se o que está acontecendo no mundo atualmente não fosse afetar suas vidas em um futuro próximo.

Só pra exemplificar atualmente as autoridades estão decidindo se as igrejas devem permanecer com suas portas abertas ou não. Houve uma votação e decidiram por manter as igrejas fechadas, mas em contrapartida bares podem ficar abertos, partidas de futebol estão sendo liberadas, o transporte público continua lotado e com gente se aglomerando para chegar ao trabalho e, no entanto, para nossos governantes o problema são as igrejas abertas. Você está vendo os líderes religiosos e pastores do nosso país questionando e argumentando sobre essas decisões? Não adianta viver sua vida religiosa em uma bolha, o mundo e quem o governa não descansa. E não adianta você se acomodar com um tipo de pensamento bem medíocre que infelizmente muitos tem de que Deus está no controle e não preciso fazer nada. Deus está no controle de tudo sim, mas nós precisamos fazer nossa parte.

Quando Deus chamou Abraão para sair de sua terra e parentela e fez a grande promessa de que faria dele uma grande nação houve a necessidade de Abraão fazer a parte dele (sair da terra em que estava). Embora houvesse uma promessa de Deus nesse contexto, fez-se necessária por parte de Abraão crer na promessa de Deus e agir (Fé + ação).

Quando Deus chamou Moisés para libertar seu povo da escravidão no Egito, esse chamado se cumpriu a partir do momento em que Moisés creu e resolveu agir para que Deus através dele pudesse realizar a obra que Ele tinha de libertação dos Hebreus. Novamente vemos aqui elementos de fé + ação. Portanto perceba que Deus está sempre no controle, mas nós precisamos fazer a nossa parte sempre.

Conclusão:

A igreja ainda está na terra porque há um trabalho a ser feito, ainda há vidas que precisam ser libertas da escravidão do pecado, a mensagem da cruz ainda precisa ser pregada. Precisamos influenciar e não nos calar diante das injustiças e do pecado. Jesus ainda não voltou porque precisamos estar prontos pra sua volta. Precisamos nos santificar e nos voltar cada vez mais pra Sua palavra para nos mantermos firmes diante do cenário que está se formando no mundo.

Deus abençoe ricamente.

 307 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.