• Qua. Mai 12th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

A Visão Espiritual da Igreja

Byelmar_ricardo

Jan 17, 2021

Texto base: 2 Reis 6: 8-19

 

Introdução:

Desde o início da história da humanidade a relação de Deus com o homem abrange não só o mundo físico, mas também o mundo espiritual. Embora muitos ignorem esse fato a questão é que esse mundo que vivemos é um reflexo de acontecimentos no passado e presente no âmbito espiritual. Existe uma conexão onde o mundo espiritual afeta o mundo físico e vice versa, ter essa visão espiritual dos fatos que cercam o mundo e como os mesmos podem afetar nossa vida fará toda a diferença em como nos relacionamos com Deus e nos posicionamos no mundo.

No estudo de hoje vamos refletir um pouco sobre um episódio bem interessante da vida do profeta Eliseu, de onde podemos tirar lições preciosas para os tempos que vivemos hoje. O cenário era de guerra. A Síria estava em guerra com Israel. O Rei de Israel estava sendo orientado pelo profeta Eliseu em termos de qual o caminho mais seguro Israel deveria seguir. Nessa relação do Rei com Eliseu e da comunhão que Eliseu tinha com Deus podemos aprender muitas coisas.

1 – Uma Igreja com Visão Espiritual conhece o melhor caminho

E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.

2 Reis 6:8,9

Uma igreja com visão espiritual tem discernimento da realidade que o cerca. Hoje nosso mundo é bombardeado de informação de tudo que é tipo, se tornou comum ouvirmos falar das “Fake News”, a verdade é que muitas das vezes ficamos confusos com a quantidade de informações divergentes sobre um determinado assunto e muitas das vezes quando precisamos tomar uma decisão importante a coisa se torna muito complicada.

Quando somos usados por Deus nos tornamos como faróis que ajudam a iluminar o caminho das pessoas. Eliseu era grandemente usado por Deus para mostrar o melhor caminho e orientar o Rei de Israel. Nos dias de hoje temos o Espírito Santo que nos orienta e nos ajuda a tomar as melhores decisões. Diante de um mundo cheio de informações divergentes precisamos buscar a orientação de Deus para conseguir discernir melhor nossos caminhos.

2 – Uma Igreja com Visão Espiritual tem credibilidade

Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.

2 Reis 6:10

Observamos nessa passagem algo bem interessante, o Rei de Israel seguia as orientações do “homem de Deus”. Aqui podemos aprender que uma pessoa nas mãos de Deus é uma ferramenta poderosa de transformação de vidas. A comunhão que Eliseu tinha com Deus influenciava um rei. A quem você tem influenciado com sua vida?

O mundo precisa de pessoas usadas por Deus com autoridade espiritual para aconselhar e ajudar as pessoas que estão perdidas e sendo vítimas do inimigo de nossas almas. Hoje o que vemos é uma igreja sendo ridicularizada pelo mundo por inúmeras mazelas que ela mesmo comete. Perdemos nossa autoridade espiritual porque negligenciamos os princípios cristãos e os ensinamentos bíblicos. Não influenciamos, mas somos influenciados pelo mundo.

Satanás através da história tem armado inúmeras ciladas para a humanidade, ele arma seus “acampamentos” próximos de nossas fraquezas. Se trilharmos por esses caminhos seremos presas fáceis. Precisamos despertar a nossa visão espiritual a ponto de conseguirmos enxergar esses “acampamentos” e termos a direção do Espírito Santo nos mostrando o caminho correto a ser seguido nos ajudando a desviar do mal.

O rei de Israel precisava saber o caminho seguro por onde passar, e o profeta Eliseu apontava para ele. Hoje pela presença do Espírito Santo sabemos qual o melhor caminho a seguir, e esse caminho é Jesus.

3 – Uma igreja com Visão Espiritual incomoda o inferno

Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir. E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

2 Reis 6:11-14

Aqui podemos perceber que todo o direcionamento que Eliseu dava para o rei de Israel, que recebia de Deus, trouxe a ira do rei da Síria que logo providenciou um exército para cercar a cidade onde Eliseu se encontrava.

Quando somos guiados por Deus e realizamos a sua vontade, o inferno se levanta contra nós. É comum pessoas relatarem que depois que se converteram suas vidas se tornaram mais difíceis. E os relatos são diversos, perseguição no trabalho, o carro quebra junto com outras coisas da casa e tudo ao mesmo tempo, te trazendo prejuízos financeiros, entre outros. Isso é um exemplo de como nossas vidas pode ser impactada a partir do mundo espiritual. Seu viver em Cristo tem incomodado o inferno?

Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? “

Atos 19:15

A pior coisa que pode acontecer com um cristão é ser irrelevante no mundo espiritual. E como podemos saber se isso está acontecendo conosco? A falta de oposição encontrada nas obras que realizamos pra Deus pode ser um indício. No versículo acima vemos a resposta de uma pessoa que estava possuída e alguns judeus foram tentar expulsar esse espírito maligno. Esse grupo de judeus não eram conhecidos no mundo espiritual e como consequência disso, fracassaram em expulsar aquele espírito imundo e ainda foram espancados pela pessoa que estava possuída. Jesus enfrentou inúmeras oposições enquanto desenvolvia seu ministério aqui na terra. Constantemente Cristo era confrontado de diversas formas, principalmente com as autoridades religiosas da época. Se Jesus, que estava fazendo a vontade de Deus, enfrentou oposição, e hoje você não enfrenta, talvez sua vida espiritual precise ser repensada.

Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles.

Atos 19:11,12

Ao contrário do exemplo que citei a pouco sobre o grupo de judeus, o Apóstolo Paulo era reconhecido no mundo espiritual, sua unção era tão grande que lenços e aventais que ele usava curavam as pessoas de diversas doenças. Os espíritos malignos reconheciam a autoridade de Paulo, e saíam das pessoas a quem eles estavam possuindo. Que o Espírito Santo de Deus possa nos mostrar o quanto somos relevantes no mundo espiritual e assim ajustar nossas vidas para sermos a igreja que Cristo espera que sejamos.

4 – Uma igreja com Visão Espiritual enxerga o que ninguém mais vê

E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

2 Reis 6:15,16

A situação era o seguinte, a cidade onde Eliseu se encontrava estava cercada pelo exército do rei da Síria. No campo natural a situação era de extrema desvantagem e perigo. A Bíblia fala que o servo de Eliseu acordou cedo nesse dia e se deparou com a cena, deslumbrando o exército da Síria ao redor da cidade, e a expressão desse servo deixa bem claro como ele se sentiu, “Ai, meu senhor! Que faremos?”  Quantos de nós diante de uma dificuldade não falamos a mesma coisa?

O servo do profeta Eliseu reagiu e entendeu a situação de três maneiras:

1 – Ao ver o exército da Síria o servo do profeta Eliseu sentiu medo;

2 – Não conseguiu visualizar uma saída diante da dificuldade;

3 – Manteve sua visão natural diante de uma circunstância

O mais curioso dessa história foi a resposta que o profeta Eliseu deu ao seu servo “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”  A resposta dada pelo profeta denota algumas características que vale a pena ressaltar.

1 – Ao ver a mesma situação que seu servo o profeta Eliseu não temeu;

2 – Eliseu enxergou a situação com olhos espirituais;

3 – Eliseu sabia que a solução para o problema já se encontrava pronta para acontecer.

Como você tem enxergado toda a situação que estamos vivendo no momento? O mundo está abalado por uma doença que ainda não tem cura, pessoas estão morrendo, economias mundiais estão sendo destruídas, leis restritivas estão sendo criadas e aos poucos perdemos nossa liberdade. Você acha, por exemplo, que logo os cientistas vão descobrir uma cura para o covid e que nossa vida vai voltar ao normal? Como você tem se posicionado diante de um cenário onde o mundo está “cercado” por uma crise mundial?

A igreja precisa se despertar e entender que há muito mais coisas envolvidas em todas essas questões. Precisamos parar de viver nossas vidas eclesiásticas achando que o inimigo “não monta seus acampamentos” de forma estratégica para derrubar os santos e preparar o mundo para a chegada do iníquo. A nossa visão anda turva, nosso discernimento falho, andamos com medo e estamos nos esquecendo de que Deus tem o controle de todas as coisas.

E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.

2 Reis 6:17,18

Aqui fica claro a visão que Eliseu estava tendo. Após sua oração os olhos de seu servo foram abertos, e ele passou a ver o que Eliseu via. A visão de cavalos e carros de fogo, certamente Deus havia mandado anjos para guardar a vida de Eliseu. Aquele perigo do exército da Síria já havia sido tratado por Deus, mas sem a visão espiritual necessária para discernir aquele momento o servo do profeta temeu pela vida.

Talvez hoje você esteja temendo pela sua vida quando liga a televisão e assiste tantas notícias tristes e pesadas de pessoas perecendo por conta da covid, talvez diante de todo esse cenário você não consiga ver uma luz no fim do túnel, mas hoje quero te encorajar a orar ao Senhor e pedir para que Ele abra seus olhos assim como fez com o servo de Eliseu. Para que você veja e entenda exatamente o momento de nossa história no qual estamos vivendo e mais do que isso, que você saiba se posicionar como igreja de Cristo.

Conclusão:

Jesus nos ensinou em Mateus 24 o que seria o “princípios das dores”. Muitas coisas aconteceram e ainda vão acontecer porque precisam acontecer para que se cumpra as profecias. A volta do Senhor Jesus está mais próxima do que nunca e hoje mesmo você precisa se livrar de qualquer venda que esteja te cegando e te impedindo de exergar essas verdades. A igreja precisa entender os sinais e se preparar para nos encontrarmos com o Senhor nos ares quando ela for arrebatada. Prepare-se igreja, livre-se de toda e qualquer religiosidade que te leve a criar justificativas para permanecer com os olhos vendados. Abra não só seus olhos, mas sua mente também porque nosso inimigo está criando estratégias para enganar a muitos. Fique firme no Senhor e não se deixe abater pela apostasia que vai marcar a chegada do anticristo. Tudo que ensinamos nesse site tem por objetivo ajudar a abrir os olhos da igreja e a nos preparar para o grande dia que se aproxima. Se acerte com Deus. Peça perdão de seus pecados e se prepare.

Deus abençoe ricamente sua vida.

 58 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.