• Qua. Jun 23rd, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Seremos salvos da ira de Deus?

Byelmar_ricardo

Mar 18, 2021

Texto base: 1 Tessalonicenses 5:9

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”

Introdução:

Vivemos tempos difíceis com crises econômicas mundiais, pandemias, aumento do desemprego, pessoas passando fome e diante desse cenário aparentemente não conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel.

Certamente o momento em que estamos vivendo é singular e profético. O princípio das dores ensinado por nosso Mestre Jesus está a todo vapor e como toda dor em início de parto ela tende a aumentar com o passar do tempo.

Quando estudamos apocalipse entendemos que haverá um momento na história que a humanidade sofrerá com diversos acontecimentos catastróficos, mas fica aqui uma pergunta. Essas catástrofes atingirão também o povo de Deus? Sofreremos com a ira de Deus descritas no livro de apocalipse?

Quando lemos algumas profecias do livro de apocalipse precisamos entender quando elas se referem a igreja, quando elas estão falando especificamente do povo judeu e quando o que lemos se refere ao ímpio. Tendo esses três tipos de pessoas em mente fica mais fácil entendermos as profecias.

Quando pensamos na ira de Deus que será derramada na terra precisamos ter a certeza de:

1 – A Ira de Deus NÃO se destina a sua igreja

“E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 1 Tessalonicenses 1:10

Podemos ter a certeza de que quando a ira de Deus se manifestar a sua igreja não será alvo dela. Precisamos entender que o apocalipse é a manifestação da justiça e juízo de Deus na terra.  A sua noiva (igreja) deve estar preocupada em estar pronta para a chegada do noivo.

Quando falamos na ira de Deus, não faz nenhum sentido pensarmos que Cristo morreu para nos resgatar do pecado para que ainda em um momento futuro pudéssemos sofrer com a ira de Deus.  A igreja é alvo do amor de Deus, não de sua ira. Jesus ama sua igreja e vai nos livrar de toda ira futura que vai se abater no mundo.

# Mas como podemos ter essa certeza? Existem outras evidências na Bíblia sobre essa questão?

– 10 pragas do Egito

“Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.” Êxodo 10:21-23

As pragas do Egito é um dos eventos que mais gosto de estudar no velho testamento, nele podemos observar a ira de Deus sendo derramada no Egito com o objetivo de livrar o povo Hebreu da escravidão.

A nona praga é uma das mais impressionantes e fica nítido como Deus livra o seu povo da sua ira. A Bíblia fala que se abateu sobre o Egito uma escuridão tão intensa que “ninguém se levantou do seu lugar por três dias”. O mais impressionante disso tudo é que embora o Egito todo estivesse em trevas “os filhos de Israel tinham luz em suas habitações”.

– Ló em Sodoma e Gomorra

“Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo. Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.” Gênesis 19:12-16

A história de Ló e a destruição de Sodoma e Gomorra é um outro exemplo claro de que Deus livra o seu povo antes de derramar a sua ira. Ló foi visitado por anjos que falaram abertamente que iriam destruir a cidade, mas antes foi dado a Ló a oportunidade de escapar daquela destruição juntamente com sua família.  Poderia trazer mais exemplos, mas creio que a essa altura você já tenha entendido que o povo de Deus não foi destinado para sua ira.

2 – A ira de Deus se manifesta contra a iniquidade e o pecador

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem A IRA DE DEUS SOBRE OS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.” Colossenses 3:5-7

Precisamos entender que o apocalipse é a justiça e o juízo de Deus que será derramada na terra e o alvo de sua ira são “os filhos da desobediência”.  Algumas profecias descritas em apocalipse têm como alvo os ímpios e o povo judeu.

Na linha teológica que creio a igreja será retirada da terra (arrebatamento) antes que comece a tribulação e a grande tribulação (governo do anticristo), isso não significa que não passaremos por momentos difíceis (vide o momento atual), mas que sim, o apocalipse com todas as suas profecias principalmente a abertura dos selos e derramamentos das taças estão destinadas para os “filhos da desobediência”.

“Porque DO CÉU SE MANIFESTA A IRA DE DEUS SOBRE TODA A IMPIEDADE E INJUSTIÇA dos homens, que detêm a verdade em injustiça.” Romanos 1:18

Quando falamos em ira de Deus precisamos entender dois conceitos que se aplicam na Palavra de Deus que são as Iras (ORGE) e Ira (THUMOS).

# O QUE SIGNIFICA A IRA (ORGE) e a IRA (THUMOS)?

No Novo Testamento encontramos dois termos gregos para descrever quase a totalidade de vezes que aparece a palavra “ira”. Essas palavras são, de forma transliterada, orge e thumos. Há uma diferença substancial entre uma e outra.

# ORGE = raiva, ira, indignação; Raiva exibida em punição, por isso é usado também para punição!

A ira do tipo orge está relacionada a uma atitude ou resolução DEFINITIVA ou CONCLUSIVA de TOMAR VINGANÇA. É uma disposição de espírito mais permanente e duradoura em sua natureza. A palavra orge é usada aproximadamente 34 vezes no novo testamento, nos evangelhos 5 vezes, nas epístolas gerais 23 vezes, e no APOCALIPSE 6 vezes. Observe os textos seguintes em apocalipse:

“E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira (ORGE) do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira (ORGE); e quem poderá subsistir?” Apocalipse 6:16-17

“E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho do furor (THUMOS) da sua ira (ORGE)”. Apocalipse 16:19

# THUMOS = raiva, fúria, cólera; Ira que ferver de forma imediata!

A ira do tipo thumos é um sentimento momentâneo, ou seja, uma ira que FERVE DE IMEDIATO, thumos é traduzido em outros textos por cólera ou indignação!

A palavra thumos é usada aproximadamente 18 vezes no novo testamento, nos escritos de Lucas 2 vezes, nas epístolas Paulina 5 vezes, na carta aos Hebreus 1 vezes, e no APOCALIPSE 10 vezes. Observe os textos em apocalipse:

“Também esse beberá do vinho da cólera (THUMOS) de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira (ORGE); e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Apocalipse 14:10

“E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da cólera (THUMOS) de Deus”. Apocalipse 14:19

“E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham os sete últimos flagelos; porque nelas é consumada a cólera (THUMOS) de Deus”. Apocalipse 15:1

A ira (THUMOS) está mais relacionada em um contexto apocalíptico, representando os 7 flagelos que estão ligada com as 7 taças, e a ira (ORGE) é a conclusão dos flagelos que ocorrerá na batalha do Armageddon.

Conclusão:

A ira de Deus somente cairá sobre aqueles que são desobedientes a Deus! Todos aqueles que obedeceram a Palavra de Deus serão salvos da sua ira no dia em que Ele se manifestar!

Deus abençoe ricamente.

 106 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.