Texto base: Romanos 12:2
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Introdução
Iniciamos mais um ano e com ele, muitos fazem diversos votos e promessas como começar aquela dieta, fazer uma academia, cuidar melhor da alimentação, mudar de emprego, comprar um carro zero, enfim, as promessas e votos são diversas, mas hoje gostaria de refletir sobre uma renovação que trará frutos espirituais e de entendimento.
Estamos pelo segundo ano seguido encarando uma pandemia que parece que não tem fim, empresas estão fechando as portas, economias estão sendo abaladas em diversos países e observamos um aumento significativo de uma sociedade dividida. Diante de um cenário que atualmente parece que está piorando, como nos mantermos renovados para encarar mais um ano? Como não tomar a forma do mundo e embarcarmos em narrativas que estão segregando cada vez mais grupos de pessoas que questionam ou pensam diferente? Como a igreja tem se posicionado? Será que a igreja está se posicionando?
O texto que lemos em Romanos é bem claro, há uma condição que precisamos atender para que possamos experimentar a vontade de Deus em nossas vidas e essa condição é a renovação do nosso entendimento. A renovação passa pelo ato de tornar as coisas como novas, no caso, o seu entendimento. A sua percepção de mundo precisa evoluir, a sua compreensão da palavra de Deus precisa se aprofundar, sem isso não haverá uma renovação. Sem renovação ficará cada vez mais difícil você entender a vontade de Deus para a sua vida e ter o discernimento necessário para se posicionar diante de tantas coisas que estão acontecendo no mundo atualmente.
Para que você comece um 2022 renovado em Cristo é necessário que:
1 – Estude a Palavra de Deus com profundidade
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.” Josué 1:8
Nos dias de hoje mais do que nunca é necessário que a igreja do Senhor estude a Bíblia de forma profunda. Não há mais espaço nos dias de hoje para alguém que brinca de ser cristão, o mundo está caminhando para um cenário onde será exigido um nível de fé cada vez maior das pessoas, sem uma base forte fundamentada na Palavra de Deus ficará cada vez mais difícil para igreja suportar as adversidades, imposições e opressões no qual o mundo tem vivido.
O nosso trabalho é duro porque exige que determinadas verdades omitidas no sistema religioso seja revelada, questões que a grande maioria tem pouco contato ou grande dificuldade de entendimento como as profecias do livro de Daniel e Apocalipse são expostas de uma forma em que fica mais fácil a partir do que se aprende contextualizar com os fatos recentes noticiados. A nossa missão é preparar a igreja para o arrebatamento. A igreja que está pronta para o arrebatamento é aquela igreja que é transformada pela renovação do entendimento, pois só assim ela terá a capacidade de perceber a vontade de Deus e vai enxergar aquilo que até então não foi capaz.
2 – Alimente a sua mente com coisas boas
“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.” Salmos 37:3
Quando você liga a sua TV em algum jornal é quase certo afirmarmos que 80% do tempo as notícias estão em torno da covid-19, mortes, infecções, vacinas, lockdowns, empresas falindo entre outros. Certamente que vivemos um momento muito difícil e singular no mundo todo e não devemos ignorar isso ou simplesmente fingir que tudo isso não está acontecendo, pelo contrário, mais do que nunca a igreja do Senhor Jesus precisa debater sobre essas questões, mas com olhos espirituais.
Não estou dizendo que você deva deixar de assistir TV, mas saber escolher aquilo que vai entrar na sua casa e na sua mente é fundamental para que você tenha uma saúde emocional e mental mais saudáveis. No texto que lemos em Salmos aprendemos que somos verdadeiramente alimentados quando fazemos duas coisas: Confiar no Senhor e fazer o bem.
A confiança vem através do relacionamento que você tem com Deus e esse relacionamento vem quando você está disposto a conhecer melhor ao Senhor através de sua palavra.
Fazer o bem ao próximo deveria ser a consequência do amor que temos por Cristo, consequência do nosso novo nascimento, mas muita das vezes deixamos a desejar, fracassamos em ser sal e luz no mundo. Já percebeu o quanto nos sentimos bem quando ajudamos alguém? Mesmo que não venhamos a ter alguma atitude em contrapartida, mas fazer o bem ao próximo te traz uma satisfação muito grande. Esse sentimento é divino e precisamos praticá-lo cada vez mais.
As pessoas de um modo geral estão cada vez mais longe de Deus, estão frias insensíveis, sem amor. O mundo está clamando pela manifestação dos filhos de Deus. Cada vez mais será exigido de você posicionamentos com relação aos mais variados assuntos ou situações porque o mundo está caminhando para um desfecho definitivo entre o bem e o mal. O tempo de Satanás está se esgotando e as forças do mal tem intensificado o seu agir no mundo. Transmitir o amor e o caráter de Cristo aqueles que ainda se encontram nas trevas é hoje de uma forma mais intensa sinônimo de vida ou morte. Você tem refletido o amor de Cristo no mundo?
3 – Desenvolva sua visão espiritual
“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:15
Parece um pouco óbvio falar sobre isso, mas por incrível que parece é necessário. Nem todos que estão todo domingo na igreja prestando seu culto conseguem ter uma visão espiritual e discernir as coisas a sua volta com tal visão e as razões são inúmeras.
A primeira razão tem relação com a natureza do próprio cristão, se ele é carnal ou espiritual. Um cristão carnal dificilmente vai conseguir discernir as coisas do espírito porque ele está preso na carne. O seu lado natural sempre fala mais alto, portanto, suas ações e atitudes vão seguir o padrão carnal.
A segunda razão tem relação com a própria busca que o cristão faz para entender melhor o mundo espiritual. Se você não ora pedindo a Deus que te mostre aquilo que seus olhos naturais não conseguem ver dificilmente você conseguirá entender determinados ensinamentos contidos na Bíblia e perceber a atuação do inimigo de nossas almas nas coisas mais sutis.
Nós precisamos entender que a nossa luta não é contra a carne, mas contra principados e potestades no mundo espiritual. Principados e potestades são categorias de seres espirituais, em outras palavras, demônios. Quando oramos e a nossa oração está em conformidade com a vontade de Deus, muita das vezes percebemos lutas e dificuldades durante até nossas orações serem atendidas. Isso acontece muitas das vezes porque está havendo no mundo espiritual uma batalha, seres demoníacos estão tentando impedir que nossas orações sejam atendidas. Quer um exemplo disso na bíblia?
“E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.” Daniel 10:10-14
Esse texto bíblico é bem emblemático quando falamos do mundo espiritual, aqui entendemos que as orações de Daniel desde o primeiro momento haviam sido ouvidas por Deus, mas a resposta estava demorando e a causa disso era o “príncipe do reino da Pérsia”, aqui estamos falando de uma entidade demoníaca territorial, no caso a Pérsia, que estava se opondo ao anjo que o Senhor havia mandado para dar as respostas as orações de Daniel. Sem a visão espiritual de que esse tipo de coisa acontece quando oramos o cristão pode perfeitamente deixar de perseverar, desanimar ou até mesmo desistir daquele intento pela “demora” em ser atendido. Sem a visão espiritual necessária o cristão ora por coisas erradas, não batalha as lutas certas fracassando assim na missão de ser sal e luz.
4 – Desenvolva sua resiliência
“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” 2 João 1:9
Para concluir nossa primeira reflexão do ano, gostaria de ressaltar que 2022 não será um ano com mais paz, menos guerras, com mais amor etc. As pessoas criam uma mítica em suas mentes onde elas imaginam que a virada do ano é um evento “mágico” que vai fazer com que tudo que foi ruim no ano que está acabando vai ser bom no ano que está começando, mas poucos tem a verdadeira consciência que um bom ano para a sua vida vai depender do seu relacionamento com Deus. Quanto mais próximo de Deus você estiver melhor seu ano será, independente das circunstâncias do mundo.
O mundo está caminhando para a tribulação, todos os governos do mundo e seus líderes trabalham de alguma forma preparando o mundo para a chegada do anticristo. As manifestações e sinais que Jesus alertou que antecederiam a sua volta estão cada vez mais frequentes e intensos (princípio das dores), portanto 2022 será um ano tão difícil em termos escatológicos ou mais do que foram os últimos 2 anos. Estamos falando isso não para desanimar ninguém, mas para alertar a igreja de que uma vez iniciada o “trabalho de parto”, as dores e contrações ficam mais frequentes e intensas com o passar do tempo. Portanto compete a igreja do Senhor estar preparada e alerta para os sinais e tudo que está previsto acontecer antes que nosso Senhor Jesus venha. O momento é de resiliência porque as dificuldades serão muitas, principalmente para aqueles que não apostatarem da fé.
Conclusão:
Seu sistema de crenças pode te roubar a vida plena que você pode ter em Cristo Jesus. Quando focamos nossas crenças em dogmas religiosos perdemos o foco e a oportunidade de renovar nosso entendimento porque estamos presos a um sistema que nos doutrinou e moldou desde a nossa juventude. Talvez essa seja uma das principais razões pelas quais até hoje muitos irmãos têm medo de ler o livro de Apocalipse, não entendem e não fazem questão de entender as profecias do fim.
Seu sistema de crenças pode tornar a sua visão espiritual turva, a sua mente cauterizada de tal forma que enxergar novas perspectivas sobre assuntos do nosso cotidiano e relacioná-los com as profecias do fim se torna ao muito difícil.
Deus está te dando um novo ano para que você possa fazer a diferença na vida das pessoas e no mundo espiritual, sim precisamos ser relevantes no mundo espiritual. A batalha que temos pela frente já foi vencida por nosso Senhor Jesus, mas isso não significa que não precisaremos fazer nada. A batalha já foi vencida, mas a vitória precisa ser conquistada por cada um de nós.
Deus abençoe ricamente a sua vida!
Boa noite Cíntia. Fique atenta aos conteúdos do site pois publicamos novos estudos, documentários e estudos com certa frequência. Estaremos orando por você e seu marido, mas não deixem de buscar a palavra em alguma igreja que vocês se sintam bem. Deus abençoe ricamente sua vida.
Boa noite, meu nome é Cíntia, gostaria de receber mais ensinamentos,sou Cristã,mas estou afastada,eu preciso e necessito estar recebendo mais de Cristo, preciso estar na casa do Pai,sou casada,meu marido é cristão também, afastado. Sei que o Senhor nosso Deus tem sempre o melhor pra nós. Orem por nós, precisamos ser cobertos em oração, estamos feriados.
Deus abençoe 🙏
Boa noite Cíntia. Fique atenta aos conteúdos do site pois publicamos novos estudos, documentários e estudos com certa frequência. Estaremos orando por você e seu marido, mas não deixem de buscar a palavra em alguma igreja que vocês se sintam bem. Deus abençoe ricamente sua vida.