• Sáb. Mar 6th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

A Batalha pela sua mente no reino espiritual

Byelmar_ricardo

Fev 13, 2021

Texto base: Daniel 10:11-14

E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

Introdução:

O mundo espiritual é uma realidade que não podemos ignorar. Nós vivemos nessa dimensão física, mas existe uma outra dimensão não natural para o homem comum no qual afeta diretamente nosso mundo.  O conhecimento do mundo espiritual para o cristão é tão fundamental quanto o conhecimento da Palavra de Deus, embora com o conhecimento da Bíblia também vem o conhecimento do mundo espiritual.

A verdade é que muitas das vezes não paramos pra pensar com profundidade o quanto o mundo físico é afetado pelo espiritual. Cristãos muitas das vezes passam por problemas e não conseguem discernir o que está por trás dessas lutas por falta de visão espiritual. Quando tomamos a consciência da relevância desse tema, nossa postura diante de Deus e das coisas de Deus mudam radicalmente.

Hoje nosso estudo vai focar em uma experiência sobrenatural que Daniel teve a partir do momento em que se colocou a disposição de Deus, orou e se humilhou. Daniel teve uma revelação sobre o final dos tempos e essa revelação veio através da visão de um anjo. Para se entender melhor o livro de apocalipse é fundamental estudar também o livro de Daniel. É no livro de Daniel que ficamos conhecendo as 70 semanas no qual a última semana se refere a tribulação e grande tribulação, no reinado do anticristo. No livro de Daniel já se fala do anticristo, do acordo de paz que ele fará com as nações e do rompimento do mesmo iniciando assim a grande tribulação. Há muitos conhecimentos contidos nesse livro que infelizmente é negligenciado por muitas pessoas.

Toda a Bíblia é a palavra de Deus e uma das formas de nos relacionarmos com Deus e conhecê-lo é através de sua Palavra. Quando negligenciamos parte de sua Palavra estamos desistindo de conhecer uma das facetas de Deus e certamente nessa relação quem sairá perdendo somos nós. Existe no mundo espiritual uma batalha que acontece sem que percebamos. Essa batalha acontece para nos desviar do caminho de Deus e permitir que a igreja perca seu discernimento espiritual com relação aquilo que é importante para o reino. As consequências dessa batalha são muitas, dentre elas:

1 – Perdemos Bençãos de Deus

“Bem-aventurado aquele que LÊ, e os que OUVEM as palavras desta profecia, e GUARDAM as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”  Apocalipse 1:3

Talvez um dos livros da Bíblia mais negligenciados pela igreja seja o Apocalipse e quando você procura entender o motivo de tal desconfiança com esse livro as razões se mostram pífias e muitas das vezes incoerentes. Muitos alegam ser um livro difícil de entendimento devido suas simbologias, outros aprenderam com seus avós e pais as coisas terríveis que o livro descreve, gerando nas próximas gerações um preconceito e até medo de estudar e adquirir tais conhecimentos contidos no livro. Alguns alegariam que quase não se prega apocalipse nas igrejas para não gerar medo nos irmãos. Ora, uma palavra que já começa com uma bem aventurança? Medo de que?

O fato é que criamos muitas objeções com relação ao estudo de apocalipse e com isso deixamos pra trás uma bênção especial de Deus. Quem LÊ, OUVE e GUARDA as profecias do livro, a bíblia fala que essa pessoa é bem-aventurada.

Ao longo dos anos Satanás criou inúmeras estratégias para fazer com que a igreja não tenha os conhecimentos descritos em apocalipse. E existe um motivo para isso. O Livro de apocalipse juntamente com o livro de Daniel são livros que revelam aquilo que Deus tem para o final dos tempos. O livro revela não só o destino final da humanidade como também do próprio Satanás.

APOCALIPSE significa REVELAÇÃO. Portanto, há nele coisas Reveladas e não é um livro que fala somente sobre assuntos ocultos, indescritíveis, incompreensíveis e simbólicos. Seria estranho o Livro da Revelação, não revelar… não seria?

A revelação contida em apocalipse foi dada pelo próprio Senhor Jesus a João que estava em seu exílio na ilha de Patmos. Como pode, pois, nós ignorarmos ou rejeitarmos a palavra do Senhor? É no mínimo estranho pensar que muitas igrejas ignoram esses ensinamentos. Ao fazer isso deixamos de ser abençoados, deixamos de aprender mais da palavra de Deus e com isso nossa visão espiritual com relação aos fatos da atualidade ficam turvas. Não conseguimos discernir as coisas que hoje acontecem no mundo e relacioná-las com as escrituras. Nossa mente fica limitada e não há nada pior para os dias de hoje onde a informação é abundante em diversos meios, um cristão limitado.

Irmãos, o mundo está pegando fogo, há notícias sobre avistamentos de Óvnis em diversos lugares do mundo, estamos sofrendo com uma pandemia que ainda não temos uma luz no fim do túnel de quando irá acabar e SE irá acabar. Constantemente vemos em jornais de Israel rabinos falando sobre a chegada do messias, no campo da geopolítica estamos vendo diversos acordos de paz que estão sendo construídos com países próximos a Israel (você sabia que uma das coisas que vai marcar a chegada do anticristo na terra será um grande acordo de paz?) e aqui deixo uma pergunta. Onde está a igreja nisso tudo? Como a igreja tem se posicionado sobre esses assuntos? Qual a relação que a igreja faz desses temas com as profecias contidas em Apocalipse e o livro de Daniel?

Precisamos pedir ao Senhor Jesus que Ele tire as escamas de nossos olhos para que possamos enxergar aquilo que ainda está encoberto para nós.

2 – Perdemos um TESOURO “escondido”

 “E ele disse: Vai, Daniel, porque ESTAS PALAVRAS ESTÃO FECHADAS E SELADAS ATÉ AO TEMPO DO FIM… e nenhum dos ímpios entenderá, mas os SÁBIOS ENTENDERÃO.”  Daniel 12:9-10b

Por que você deve estar estudando Apocalipse?  Por causa das grandes promessas contidas nesse livro. O livro de apocalipse não foi feito para qualquer um, muito de sua linguagem foi escrita com códigos e analogias justamente para que “os ímpios não entendessem” sua linguagem, porém os “sábios” iriam entender. Veja o versículo abaixo.

“REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS as coisas que brevemente devem acontecer;” Apocalipse 1:1a

Apocalipse é um tesouro que Jesus nos revelou mostrando as coisas que “brevemente devem acontecer”, mas para isso precisamos buscar esse tesouro.

Esse Tesouro somente será valorizado por aqueles que realmente desejam buscar a grandeza das revelações na Palavra de Deus: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.” Mateus 7:6 Sabendo primeiramente que o ensino depende da disposição daquele que o recebe, pois “não adianta tentar explicar quando o outro está decidido a não entender”, e essa tem sido a postura de muitas pessoas e igrejas.

Dá trabalho estudar apocalipse e essa pode ser umas das razões pelas quais poucas pessoas se lançam nessa jornada. Estudo escatologia especificamente já algum tempo, é uma área da teologia que gosto muito, mas exige muito de mim também. Para compreender melhor apocalipse especificamente você deverá estudar geopolítica, história dos povos, um pouco de arqueologia, conhecer as culturas e comportamentos da sociedade que estiver estudando, dentre outras coisas. A busca por esse tesouro não é fácil, mas é extremamente recompensador.

3 – Nossas orações sofrem impedimentos

E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.  Daniel 10:11-14

Uma outra consequência dessas batalhas espirituais está relacionada as nossas orações. Como no texto que acabamos de ler elas podem ser interrompidas ou atrasadas porque há uma batalha que acontece no mundo espiritual.

Amados irmãos, quando desejamos compreender sobre o que ocorrerá no TEMPO DO FIM (Apocalipse) o inimigo se levanta no mundo espiritual para impedir que tenhamos a compressão exata dessas coisas.

Observe o que aconteceu com DANIEL quando ele estava meditando e buscando entendimento sobre “AS SETENTA SEMANAS”:

Analisando o capítulo 10 podemos entender que Daniel recebe uma revelação de um anjo (v.1-11) e então decide se consagrar em oração e jejum por 21 dias (v.2,3). No fim deste jejum, um anjo de Deus apareceu a Daniel (v.4-6). Daniel fica impressionado com a visão (v.7,8) e com a revelação do anjo, então se sente fraco e cai, mas o anjo manda se levantar (v.9-11). A partir daí na conversa de Daniel com o anjo fica claro que as orações de Daniel foram ouvidas desde o princípio, mas “o Príncipe do reino da Pérsia” fez oposição a chegada do anjo durante 21 dias.

O Príncipe do reino da Pérsia nada mais é que o anjo das trevas que representava o poder mundial persa, ao qual Israel estava sujeito. Este versículo dá a razão pela qual, embora as “palavras de Daniel tenham sido ouvidas desde o primeiro dia” (Dn 10:12), o bom anjo não veio até ele mais de três semanas (Dn 10:4).

A oração de Daniel provocou uma batalha nos céus, porque os anjos de Deus foram enviados para defender o seu povo. Quando oramos, Deus envia seus anjos à terra para trazer respostas para nós.

No mundo espiritual existe uma batalha “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12).

Todos nós (querendo ou não) fazemos parte desta Batalha invisível e precisamos lutar “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (II Coríntios 10.4). Por isso precisamos fazer a nossa parte através do jejum, da oração e da vigilância constante.

A luta se tornou tão forte que foi preciso chamar Miguel, o Arcanjo, maioral do exército celestial. O anjo pede ajuda de Daniel em oração por que a batalha continuaria: “ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia” (v.20). Durante a oração de Daniel, os anjos de Deus foram enviados para cumprir o propósito do Senhor, mas os demônios que atuavam nos reinos do mundo tentaram impedir a ação dos anjos.

Para cada lugar do mundo, o inimigo envia espíritos territoriais como ‘padroeiros’, e Deus envia seus anjos para combater, quando o povo de Deus se coloca em oração. Estes espíritos territoriais fazem com que exista um problema mais evidente em cada lugar, por exemplo: vícios, violência, prostituição, inveja, idolatria, mentira etc. Por isso existem lugares em que um tipo de problema se destaca, pois há espíritos malignos atuando naquele território como um principado.

Esta batalha só terminará quando o Cordeiro de Deus lutar pessoalmente: “e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12.9). Enquanto estamos no mundo, devemos lutar espiritualmente contra todo mal.

A revelação das 70 SEMANAS que Daniel teve está intimamente relacionado com acontecimentos do passado ao longo da história e o futuro (apocalipse). Em termos proféticos podemos firmar que das 70 semanas, 69 já aconteceram. A última semana será aquela marcada pelo governo do anticristo e durará ao todo 7 anos. No gráfico abaixo fica mais claro essas questões. Sugiro que você imprima e estude com profundidade.

Conclusão:

Devemos estar cientes de que muita coisa acontece no mundo espiritual. Nós como corpo de Cristo fazemos parte dessa batalha e a principal ferramenta de combate são nossas orações, Jejum e vida de santidade.

O estudo do livro de apocalipse deve ser encarado com naturalidade e abraçado pelas igrejas, deixamos de aprender muitas coisas preciosas da palavra de Deus porque negligenciamos essas profecias. TODA a palavra de Deus é boa. Não faz sentido ignorarmos parte da palavra por qualquer questão.

“As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta.”

Agostinho de Hipona

Deus abençoe ricamente.

 

 19 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.