• Qua. Mai 12th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

O Despertar da Igreja de Cristo

Byelmar_ricardo

Jan 8, 2021

Texto Base: Apocalipse 7:1-3; Efésios 5:14        

Introdução:

Estamos iniciando mais um ano, para muitas pessoas o ano de 2020 foi muito difícil, marcado por todo tipo de situação atípica como aumento de terremotos, manifestações no campo extra físico (óvnis), desastres naturais e talvez o maior evento tenha sido o aparecimento do covid-19 em um cenário mundial e todas as consequências em função do vírus (confinamentos, lockdowns, etc). O covid-19 parou o mundo, mudou comportamentos das pessoas, tem afetado de forma grandiosa as economias mundiais e tem facilitado a criação e implementação de leis restritivas que vem afetando a vida de todos.

Quando paramos para pensar no mundo que tínhamos antes da pandemia e o mundo que temos agora percebemos que há algo mais nisso tudo do que simplesmente uma pandemia. Precisamos, como igreja de Cristo, estar refletindo sobre tudo que tem acontecido e ainda vai acontecer no mundo.

O fato é que a igreja de Cristo na maioria das vezes vive uma letargia espiritual que tem impedido a mesma de enxergar tudo que aconteceu ao longo da história e o momento presente. Muitas das vezes vivemos nossas vidas eclesiásticas de forma automática ou totalmente fora da realidade dos sinais que nos cercam. A consequência disso é viver um evangelho distorcido e deformado. Uma igreja desperta é aquela que:

1 – Medita na Palavra de Deus

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1:1,2

Uma igreja que é desperta é aquela que não se contenta em apenas ler a Palavra de Deus, mas meditar nela. Meditar sobre alguma coisa representa pensar sobre essa coisa, ponderar, estudar de forma mais profunda. Infelizmente podemos dizer que são muitas as pessoas que estão nas igrejas e que não estudam a Bíblia de forma aprofundada. Muitos simplesmente mal fazem a leitura semanal e esperam que seu pastor seja a única fonte de conhecimento a respeito das coisas de Deus.

Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.

Salmos 119:97

O amor a Palavra de Deus é o que vai te mover a estudá-la de forma profunda. Você não se dedica a algo que não ama. A sua dedicação ao estudo da Bíblia é proporcional ao amor que você tem pelas coisas de Deus. Em outras palavras o amor genuíno é o que move uma Igreja desperta.

Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

Salmos 119:99

Estudar a Palavra de Deus de forma mais profunda vai te trazer não só conhecimento, mas também sabedoria. Ter mais entendimento que TODOS os seus mestres significam que você expandiu a sua mente, atingiu um patamar de conhecimento acima de muitos. Tudo fruto da dedicação e meditação da palavra de Deus.

2 – Contextualiza a Palavra de Deus

Aqui talvez esteja um dos maiores desafios da igreja que é meditar na Palavra de Deus sabendo exatamente onde e como aquela palavra se aplica aos dias atuais. Quando falamos em contextualizar a palavra de Deus estamos nos referindo a entender ou interpretar a Bíblia levando em consideração as circunstâncias que nos rodeiam.

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

1 Coríntios 14:20

Só vamos conseguir contextualizar alguma coisa da Bíblia quando há entendimento dela. A Palavra de Deus nos orienta a não sermos “meninos no entendimento”, ou seja, que não sejamos inocentes ou infantis, quando se trata da Bíblia. Ser menino no entendimento também representa imaturidade espiritual.

Muitos de nós gastamos energia com coisas que não são relevantes para o Reino de Deus quando na verdade deveríamos priorizar aquilo que fará com que a igreja seja uma “adulta no entendimento”.

Irmãos, vivemos em um tempo no qual é de extrema importância saber contextualizar os ensinos Bíblicos. Estamos vivendo tudo que Cristo ensinou em Mateus 24 e parece que mesmo assim a igreja ainda não se despertou, ainda estamos vivendo um evangelho ritualístico, uma religiosidade que atrapalha mais do que ajuda a ganhar vidas para Cristo. A palavra de Deus é viva e eficaz, ela é mais atual do que muitos imaginam. Precisamos conhecer a Bíblia de forma profunda e aplicar seus ensinamentos contextualizando aos acontecimentos atuais.

3 – Vive a Palavra de Deus

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.

Romanos 14:8

O grande desafio da igreja moderna é viver de forma plena o evangelho. Hoje infelizmente muitos Cristãos são frágeis na sua fé porque passaram a vida toda subnutridos espiritualmente. Uma igreja desperta se faz com membros fortes, unidos como elos de uma corrente. Viver para o Senhor é saber viver um evangelho genuíno sem religiosidade, sem falsidade, sem falso moralismo.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Filipenses 1:21

Quando pensamos nos Cristãos do passado podemos verificar o quanto estamos distantes em termos de fé e vida com Deus. Os Cristãos do passado eram jogados aos leões, crucificados, decapitados, sofriam todo tipo de perseguição por amor a Jesus e aos ensinamentos de Cristo. Hoje somos uma geração de Cristãos que deixamos a desejar em muitos aspectos. Preferimos ignorar muitas das verdades bíblicas para os sentirmos “abençoados” ou em paz com a nossa consciência.  Esse definitivamente não é o evangelho de Cristo onde a morte é vista como ganho.

Dias bem difíceis estão chegando e junto com ela a perseguição. Essa sempre existiu e vai continuar existindo. Haverá uma perseguição como nenhuma outro existiu e nem existirá, e essa se dará durante a grande tribulação.  Enquanto muitas igrejas vivem um “evangelho paralelo” totalmente fora da realidade, as forças do mal estão se estruturando e preparando o mundo para o governo único mundial. E nós como filhos de Deus? Estamos preparados para o que está por vir? Estamos preparados para o ganho que é morrer por Cristo?

4 – Possui senso de urgência

E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou, E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.

Êxodo 34:8,9

Nos dias de hoje mais do que nunca precisamos anunciar a palavra de Deus. Em um mundo onde há distorções de valores (o certo é visto como errado e o errado como certo), maldades, corrupção, assassinatos, inúmeras doenças, guerras entre outras podemos parar e refletir em como a igreja de Cristo está sendo sal e luz nesse mundo nos dias atuais? Será que estamos desempenhando o nosso papel? A igreja precisa impactar o mundo com a palavra de Deus e o tempo para isso tem acabado. Esse senso de urgência deve fazer parte no coração de cara Cristão, uma vez que já estamos vivendo o princípio das dores ensinado por Cristo em Mateus 24.

Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos.

Salmos 119:60

Uma igreja desperta se apressa em conhecer a Bíblia, há prazer no aprendizado e no crescimento diário nessa caminhada. Como está o seu senso de urgência em divulgar as verdades bíblicas em um mundo caído e corrompido?

5 – Possui a “consciência” espiritual da realidade

A sua consciência em relação a tudo que vem acontecendo no mundo se expande a partir do momento em que você tem o discernimento espiritual necessário. Temos que ter em mente que tudo que acontece no mundo é reflexo da batalha espiritual que está sendo travada. As trevas sabem que seu fim se aproxima e ela tem influenciado o mundo com todo o poder do inferno.

Para enxergar além do que está escrito ou anunciado nas TVs é necessário ser capacitado por Deus, mas essa capacitação não cai do céu. Você deverá se esforçar e perseverar na palavra de Deus. É muito angustiante olharmos para o meio Cristão e não identificarmos a vontade de resgatar vidas do inferno, é muito triste vermos o povo de Deus ser derrotado em diversas áreas porque não possui o conhecimento aprofundado da Bíblia e insistem em manter suas mentes fechadas para o aprendizado e conhecimento da realidade do mundo atual.

E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus.

Apocalipse 7:1-3

Gosto muito dessa passagem de Apocalipse porque ela nos mostra que Deus nos dá uma chance ou um tempo a mais antes Dele derramar a sua justiça. Nesse evento de Apocalipse os anjos que receberam poder e autoridade para danificar a terra são impedidos de agir porque o povo de Deus (os selados), ainda não tinham recebido o selo de Deus em suas testas.

Deus hoje está dando uma chance para igreja, de anunciar como nunca a sua palavra, de resgatar vidas do inferno, de levar esperança para quem já a perdeu. E mais, Deus está dando a chance para a igreja não ser surpreendida pelos eventos que estão para acontecer.

Ainda dá tempo da igreja se despertar e entender que o tempo da graça está próximo do fim, o cenário geopolítico mundial está mudando rapidamente, eventos no campo físico e metafísico vão ficar cada vez mais evidentes nos próximos anos, leis estão sendo criadas que vão trazer mais censura e opressão aos povos do mundo. Se a igreja não entender que ela está aqui na terra para batalhar essa guerra que vem sendo travada desde a fundação do mundo, perde-se o sentido de sua existência.  Deus ainda está nos dando tempo para nos preparar. Como você tem se preparado?

Conclusão:

Diante de tudo que foi exposto aqui você pode ter duas posturas possíveis.  Ignorar tudo e continuar levando sua religiosa da maneira como sempre foi, sem ligar para o que está acontecendo no mundo ou você pode hoje mesmo começar a fazer um checkup espiritual. Avaliar como está sua vida com Deus, rever o que não está bom, fazer ajustes e entrar no campo de batalha. A volta do nosso Senhor Jesus está mais próxima do que nunca e a igreja precisa estar pronta.

Deus abençoe ricamente sua vida.

 44 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.