• 28/04/2024 5:13 PM

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Porta Aberta

Byelmar_ricardo

Fev 17, 2024

Loading

Porta Aberta

Texto Base:  “Depois dessas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. Apocalipse 4.1

Introdução: 

Acabamos de passar pelo carnaval e esse teve uma característica muito interessante, não pelos enredos e desfiles das escolas de samba, mas pelo surgimento e viralização de um tema muito controverso no meio cristão pelas linhas escatológicas de entendimento diversos, mas que no entanto, virou tema de debate entre muitas pessoas no carnaval. Estamos falando do arrebatamento.  Se esse tema é totalmente novo pra você, ou se você já estudou ou leu alguma coisa sobre e ainda tem dúvidas recomento que você leia o vasto material que já publicamos nesse site:

I – Descubra AGORA o que acontecerá após o arrebatamento da igreja!

II – 7 Razões para o arrebatamento antes da Grande Tribulação

III – Somos a última geração? Quanto tempo falta para o arrebatamento?

IV – O Cristão e o Arrebatamento da Igreja

Uma famosa cantora em um bloco de carnaval em um dado momento simplesmente avisou as pessoas que estavam presentes naquele local que o dia do Senhor está próximo, o nosso tempo está se esgotando, existe a necessidade de um posicionamento de cada um de nós em relação a essa questão. Boa parte das pessoas que estavam presentes naquele momento levaram na galhofa a mensagem, mas outras não. Independente se acreditam ou não no arrebatamento ele vai acontecer, é um evento específico para a igreja do Senhor Jesus.

Há relatos de pessoas que se sentiram incomodadas com aquela mensagem pois é uma mensagem de alerta. Não contém palavras bonitas que afagam nosso ego, não nos trás paz, mas incomoda o suficiente para você repensar sua vida. Creio que com toda a repercussão que houve e depois vimos matérias de jornais falando sobre o arrebatamento como no exemplo do G1 podemos ter a certeza de que houve um mover de Deus para as pessoas que estavam no carnaval. A mensagem de que existe a necessidade de arrependimento e de que o tempo está se encurtando foi pregada. Quem ali estava não poderá alegar ignorância do assunto naquele grande dia.

No estudo de hoje vamos falar não só do arrebatamento, mas vamos nos aprofundar nas visões que o Apóstolo João teve no momento em que foi levado aos céus. Iremos trazer de forma resumida uma simbologia e o seu significado.

O capítulo 4 de Apocalipse apresenta uma visão grandiosa do trono celestial, com diversos elementos simbólicos. Vamos explorar esses símbolos e compreender o significado de cada elemento:

O primeiro destaque que gostaria de fazer tem relação com o primeiro versículo.

“Depois dessas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. Apocalipse 4.1

Esse versículo mostra que João foi arrebatado aos céus e lá começa a visualizar o trono de Deus e toda a sua glória. Alguns teólogos concordam que esse evento simboliza o arrebatamento da igreja (tema que trataremos com mais detalhes depois), porque tudo que vai se seguir a partir do capítulo 5 tem relação com a terra e seus habitantes. Não há mais menção ou o uso do termo “Igreja” em todo o livro do Apocalipse até a volta do Senhor Jesus já no final da Grande Tribulação. Portanto esse é um dos argumentos pelos quais cremos que a Igreja verdadeira não passará pela Grande Tribulação. Ficou meio confuso?? Não se preocupe, vamos voltar a tratar mais a frente desse assunto com mais profundidade.

Um outro aspecto ainda dentro desse versículo é a existência de uma porta aberta no céu. Isso indica que há um caminho específico para entrar nele. O céu não é um lugar de livre acesso para quem quiser. Há uma porta para o acesso:

“Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de Mim são ladrões e salteadores[…] Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, entrará e sairá, e achará pastagens […] Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim”. João 10:7-9; 14:6.

Jesus é a Porta. Não há salvação fora dEle.

1 – O Trono Celestial (Apocalipse 4:2-3):

  • Simbologia: O trono celestial é descrito com jaspe e sardônica, cercado por um arco-íris. O jaspe e a sardônica representam a pureza e a justiça divina, enquanto o arco-íris é um símbolo da aliança de Deus com a humanidade.
  • Significado: O trono representa a soberania divina, onde Deus julga com justiça. O arco-íris lembra-nos da fidelidade de Deus às Suas promessas. O arco-íris foi o símbolo usado por Deus, no velho testamento, como uma promessa de que não voltaria a destruir a terra com água. (como foi nos dias de Noé)

2 – Os 24 Anciãos (Apocalipse 4:4):

  • Simbologia: Os 24 anciãos sentados ao redor do trono representam os redimidos por Cristo, simbolizando a igreja como um todo. Eles usam vestes brancas e têm coroas de ouro, simbolizando a justiça de Cristo e a realeza dos crentes.
  • Significado: Os 24 anciãos mostram que a igreja tem um lugar de honra e autoridade no reino de Deus, alcançado pela obra redentora de Cristo. Muitos estudiosos concordam que os 24 anciãos são 12 anciãos líderes das 12 tribos de Israel e 12 apóstolos de Cristo. O número 24 é a soma da Antiga e da Nova Aliança. Não significa que são indivíduos nomeados, como por exemplo, os doze filhos de Israel e os doze apóstolos. Significa apenas que eles representam os salvos de todas as épocas, como um todo, de toda tribo, língua, povo e nação.

3 – Os Quatro Seres Viventes (Apocalipse 4:6-8):

  • Simbologia: Os quatro seres viventes têm semelhanças com um leão, um bezerro, um homem e uma águia. Eles representam a totalidade da criação e simbolizam a adoração constante a Deus. O que João viu não se podia definir exatamente. Eram seres vivos de fato, não estátuas ou figuras, mas sua natureza não era nem humana nem animal. Por isso escreveu “semelhante”.
  • Significado: Os seres viventes lembram-nos da importância de toda a criação adorar a Deus. Eles também destacam que Deus é digno de adoração de todas as partes do mundo.
  • Conexão com Gênesis: Note os 4 seres viventes representados nos quatro grupos nas palavras do Senhor a Noé – O ser humano, as aves, o gado e demais animais.  Abra sua Bíblia em Gênesis 9:8-13 :  “E falou Deus a Noé e a seus olhos com ele, dizendo: E Eu, eis que estabeleço a Minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. E Eu convosco estabeleço a Minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O Meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre Mim e a terra.”

4 – Cântico de Adoração (Apocalipse 4:8-11):

  • Simbologia: Os seres viventes e os 24 anciãos entoam um cântico de adoração proclamando a santidade de Deus, reconhecendo que Ele é digno de toda glória.
  • Significado: A adoração constante a Deus é o cerne da existência no céu. Devemos seguir esse exemplo e adorar a Deus com humildade e reverência.

5 –  Antecipação do Juízo Final (Apocalipse 4:5):

  • Simbologia: Relâmpagos, trovões e vozes são mencionados, indicando a proximidade do juízo final. O apocalipse é o derramar da justiça e juízos de Deus na terra. Lembra toda vez que você questionou Deus diante de uma injustiça? Se perguntando coisas do tipo: Onde que Deus estava ou porque Deus permitia o ímpio se dar bem? O Dia do Senhor será o dia em que as consequenciais dos atos de uma vida sem Deus serão cobradas daqueles que estarão na terra na grande tribulação. Ainda não sabe o que é a grande tribulação? Calma que nós vamos chegar lá.
  • Significado: O juízo é uma realidade iminente, e todos devem prestar contas a Deus. Isso nos lembra da importância de viver vidas de acordo com os princípios divinos.

6 – A Coroa da Vida (Apocalipse 4:10):

  • Simbologia: Os 24 anciãos lançam suas coroas diante do trono, reconhecendo que qualquer recompensa vem de Deus.
  • Significado: Devemos viver nossas vidas com o entendimento de que todas as nossas realizações vêm de Deus. Nada deve nos separar de nossa devoção a Ele.

Conclusão:

  • O capítulo 4 de Apocalipse revela elementos que apontam para o fim dos tempos, destacando a soberania de Deus e a antecipação do juízo final.
  • Ele nos lembra que Deus é o Juiz supremo e digno de nossa adoração constante.
  • As visões do trono celestial também prenunciam eventos futuros que serão detalhados nos capítulos posteriores de Apocalipse.
  • O palco está agora definido: a Igreja foi levada para o Céu; o Senhor está no Seu Trono; todo o Céu O louva e aguarda o derradeiro momento de Sua ira. Mas o que vai acontecer? Prepara-se para a abertura dos selos! No próximo estudo falaremos com mais detalhes sobre o derramar da ira de Deus na terra através da abertura do selos e o derramar das taças. Não perca!

Deus abençoe ricamente.

5/5 - (2 votes)

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *