• Sex. Set 24th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Os Atalaias do Final dos Tempos

Byelmar_ricardo

Ago 22, 2021

Texto base: Isaías 56:10,11

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.”

Introdução:

Os atalaias eram homens separados para VIGIAR. Eles deveriam estar EM PÉ, bem ACORDADOS com muita ATENÇÃO para AVISTAR de longe um perigo e GRITAR (ou tocar uma trombeta) como sinal de alerta.

Estrategicamente o atalaia tinha a missão de proteger uma cidade, vinhas ou pastagens de perigos diversos. Essa proteção tinha uma importante premissa, ela tinha que acontecer ANTES da chegada efetiva do perigo. No caso de uma cidade por exemplo, a função dos atalaias era dar tempo o suficiente para que os soldados se preparassem para defender os muros da cidade em caso de um ataque surpresa.

No tempo presente as atalaias também se fazem necessários. Os pastores, líderes ou todo aquele que tem um chamado de Deus em sua vida e que professa Jesus como único e suficiente salvador é uma atalaia nos tempos modernos e como tal, temos a missão de VIGIAR, de ESTAR DE PÉ, de ESTAR ACORDADO (desperto), ter a VISÃO ESPIRITUAL (discernimento do tempo presente) aguçada e estar apto para ALERTAR sobre os perigos que se aproximam.

Vivemos nos dias de hoje uma verdadeira batalha espiritual no qual as “dores de parto” estão ficando cada vez mais intensas. Praticamente toda semana acompanhamos nas diversas mídias do mundo os acontecimentos que reforçam que estamos caminhando para os eventos do fim dos tempos e mesmo diante de todo o cenário caótico que tem se formado no mundo, a igreja de Cristo parece que está vivendo em uma realidade totalmente diferente no qual daqui a pouco tudo vai voltar ao normal e as coisas vão voltar a ser como antes. Infelizmente ouso dizer que o mundo que conhecemos não voltará a ser mais o mesmo. Os acontecimentos que vem assolando a humanidade nos últimos tempos vão se intensificar, as coisas vão ficar mais difíceis, o caos vai aumentar para que se manifeste aquele que vai trazer a “solução para o mundo” e a promessa de paz. E o que tem feito os atalaias dos tempos modernos que não estão anunciando todas essas coisas?  A palavra de Deus responde a essa pergunta. Os atalaias dos tempos modernos perderam sua utilidade porque:

#1 – Ficaram cegos

“Todos os seus atalaias são cegos…” Isaias 56:10

A função primordial de um atalaia é avistar, ou seja, ele precisa enxergar bem a sua realidade afim de identificar a aproximação do perigo. Faça um simples teste para identificar essa cegueira. No último ano quantas pregações ou quantos estudos profundos você fez ou ouviu em sua igreja sobre apocalipse? Quantas orientações você ouviu na sua igreja a cerca do que representa no mundo espiritual essa crise sanitária que estamos vivendo e como ela se relacionada com o sistema da besta que está sendo implementado? E com relação as leis que estão sendo criadas cada vez mais proibitivas e restritivas caso você opte por não se “imunizar”? Por acaso seu líder já te explicou as implicações espirituais dos acontecimentos recentes que estamos testemunhando no Afeganistão? Se sua resposta a essas e outras perguntas forem afirmativas então posso te falar que seu líder e sua igreja estão sendo exceções ao que normalmente se observa. Ensinar sobre apocalipse nos dias de hoje é tão essencial quanto você comer o seu prato de arroz com feijão porque estamos vivendo o apocalipse em 3D. E o quanto alerta estará uma igreja aos tempos do fim se ela simplesmente não estuda e se prepara para tal? E o que será de uma igreja que está cercada de atalaias cegos?

2# – Não conhecem nada

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem;…” Isaias 56:10

Além de enxergar bem, um atalaia deve estar ATENTO ao que acontece ao seu redor. Um atalaia que não sabe nada é aquele que está distraído (com sua própria vida, com seus problemas, com sua religiosidade, etc) Quanta ignorância e falta de discernimento observamos no meio eclesiástico porque muitos pensam não ser importante acompanhar os acontecimentos atuais e contextualiza-lo com a palavra de Deus. A palavra de Deus é viva e eficaz, ela é dinâmica e atemporal. Tudo que estamos vivendo nesse momento tem alguma relação direta ou indireta com as profecias bíblicas, mas um atalaia que “não sabe nada” vai permanecer no seu estado de letargia, esperando que alguém os informe do perigo que se aproxima.

#3 – Ficaram Mudos

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos…” Isaias 56:10

Por não estarem atentos não conseguem enxergar o que está acontecendo, a cegueira vem também pelo desconhecimento das profecias bíblicas, dos fatos históricos bem como dos acontecimentos presentes.

O silêncio dos atalaias dos tempos presentes é consequência da maneira como estão encarando sua realidade. Não conseguem enxergar nada além de sua religiosidade, não discernem espiritualmente o que tem acontecido consequentemente não anunciam aquilo que deveria ser sua mensagem principal.

#4 – Estão adormecidos

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos…” Isaias 56:10

A função de um atalaia é se manter acordado para vigiar a seu redor, um atalaia que dorme em seu posto não serve para sua função, além de deixar desprotegido quem depende de sua vigia.

Quando paramos para refletir sobre o que nos tem deixado adormecidos para com a realidade do fim dos tempos, percebemos que os motivos são os mais variados possíveis, há pessoas que simplesmente ignoram o fato, ainda existem irmãos que entendem que as profecias a respeito do fim são muito complicadas para se entender por isso passam a vida inteira estudando aquilo que é mais cômodo, outros nunca desenvolveram essa habilidade de estar estudando e pesquisando para se atualizar e se manter alerta para o cumprimento da palavra de Deus. O fato é que muitos ainda dormem. Muitos ainda estão como aquelas virgens imprudentes da parábola relatada por Jesus. Muitos embora tenham uma vida de comunhão com Jesus negligenciam parte de sua palavra tão importante para esse tempo.

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono…”

Aqui observamos um detalhe muito importante com relação a esse sono, os atalaias não só estão sonolentos como deitados e gostando do sono em que se encontram. Isso é um alerta muito sério da palavra de Deus que nos ensina que muitos estão em um estado de letargia porque querem e não fazem questão de mudar essa situação.

Meus irmãos, o fato de um dia você ter tido uma experiência de conversão não te isenta de estar buscando crescimento constante na palavra de Deus, não te isenta de passar por dificuldades e tribulações nessa vida, não te isenta de estar exposto aos acontecimentos do fim. O apocalipse vai acontecer estando você preparado pra ele ou não.

No versículo 11 de Isaías 56 ainda conseguimos identificar mais algumas características desses atalaias:

“… E estes cães são gulosos…”, ou seja, são maus obreiros. Veja o que diz a palavra de Deus: “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;”  Filipenses 3:2

“…não se podem fartar…”, são pessoas insaciáveis e gananciosas.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”  2 Timóteo 3:1-5

“Quando um ATALAIA não exerce sua função ele se torna mais ameaçador que o próprio inimigo!”

Conclusão:

Estamos nessa terra para sermos atalaias de Deus nesse tempo. Cristo nos deixou o exemplo através de sua palavra entregue ao apóstolo João na Ilha de Patmos.  Precisamos passar essa mensagem a diante. O tempo que nos resta é curto e a responsabilidade grande demais.

“Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.” Ezequiel 33:6

Se você conhece as profecias do fim, está ciente do momento em que estamos vivendo e mesmo assim se cala, o sangue daquele que morrer na ignorância estará em suas mãos e será cobrado por Deus no momento oportuno.

A minha oração é que Deus desperte a sua noiva para que sejamos atalaias nesse tempo! Deus abençoe ricamente sua vida.

 45 total views,  3 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.