• Qua. Mai 12th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Como foi nos dias de Noé e Ló, assim será

Byelmar_ricardo

Fev 22, 2021

Texto base: Lucas 17:26-30

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam-se, e davam-se em casamento, ATÉ AO DIA em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os CONSUMIU a todos. Como também DA MESMA MANEIRA aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas NO DIA em que Ló SAIU de Sodoma CHOVEU DO CÉU FOGO E ENXOFRE, e os CONSUMIU A TODOS. Assim será NO DIA em que o Filho do homem se há de manifestar.”

 

Introdução:

Jesus ao ensinar sobre sua volta cita dois eventos onde Deus manifestou sua justiça na terra, que foi o caso de Noé com o dilúvio e Ló no caso de Sodoma. Existem lições profundas nessas duas histórias bem como a forma como Jesus ensina.

Resumidamente precisamos entender dois elementos contidos nesses ensinamentos que são a SALVAÇÃO daqueles que confiavam em Deus e eram justos e a DESTRUIÇÃO daqueles que desprezaram a Deus.

“O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.” Eclesiastes 1:9

Trazendo esses ensinamentos para os dias de hoje percebemos que há um padrão que se repete ao longo da história, ou seja, há semelhanças nos acontecimentos em que Noé e Ló estiveram envolvidos e esse padrão se apresenta em nossos dias.

O momento em que vivemos na história é algo que deveria nos deixar mais alertas, pois há todos os elementos descritos por Jesus na passagem de Mateus 24. Sinais no campo físico e metafísico, no campo da geopolítica, na natureza, no avanço da ciência bem como nas diversas crises que os países estão enfrentando.

Como igreja de Cristo precisamos entender quais elementos estavam envolvidos nos eventos que cercaram Noé e Ló para abrir nosso entendimento quanto a volta de Jesus e todos os acontecimentos que são descritos no livro de Daniel e Apocalipse.  Nos dias de Noé e Ló, bem como nos dias de hoje as pessoas:

1 – Desprezavam os sinais e avisos dos servos de Deus

“E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis.” 2 Pedro 2:5-7

Assim como nos dias de Noé e Ló, muitos estão vivendo de forma dissoluta ignorando totalmente os sinais do fim dos tempos. Percebemos que esse tipo de comportamento também existe dentro de muitas igrejas. São poucos pregadores que estão cientes de tudo que vem acontecendo no mundo e infelizmente a igreja de Cristo não está sendo preparada para os tempos difíceis que se aproximam.

Os ímpios desprezam os sinais proféticos por ignorância da palavra de Deus e por não crer que Jesus é o messias, o filho de Deus. Nas igrejas embora muitos conheçam a verdade, ignoram de forma deliberada partes da Bíblia e vivem de forma como se nada estivesse acontecendo.

A igreja vem sendo atacada de diversas formas ao longo dos anos e hoje o ataque é sutil e velado em muitos casos. O viés ideológico existente no mundo tem invadido nossas igrejas aos poucos, o evangelho pregado por muitos que deveria promover mudanças de vida não tem promovido nada além de preconceito e rejeição a palavra de Deus.

As condições da sociedade dos tempos de Noé eram terríveis. Os homens eram irremediáveis, tinham uma postura de maldade e depravação geral. Então, Deus decidiu e determinou a destruição da humanidade (Gn. 6:5-7).

Nos dias de hoje a corrupção e depravação dos homens está chegando a níveis jamais imaginados. A ciência e as tecnologias estão mais avançadas do que nunca, permitindo o homem realizar coisas jamais imaginados no passado. Analisando o passado e agora o nosso presente, percebemos que caminhamos para o mesmo desfecho que teve o povo na época de Noé e a população de Sodoma e Gomorra.

O nosso papel como igreja do Senhor é estarmos atentos aos sinais de sua vinda. O mundo hoje precisa mais do que nunca conhecer o amor de Jesus e seu plano de salvação para humanidade. Enquanto a igreja se perder em meio a legalismos, religiosidades e letargias quando falamos da volta de Cristo, pessoas estão perecendo sem conhecer o amor de Jesus.

2 – Viviam suas vidas relaxadamente

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. COMIAM, BEBIAM, CASAVAM, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.”  Lucas 17:26,27

Quando Jesus cita que as pessoas COMIAM, BEBIAM, CASAVAM, etc. significa que as pessoas da época de Noé não estavam nem aí pra Deus, viviam suas vidas como se o Criador não existisse. A vida da sociedade da época era relaxada com relação as coisas de Deus, hoje percebemos o mesmo padrão na sociedade. Poucos buscam verdadeiramente estar com Deus, tudo que envolve sua Palavra é ignorado ou sofre distorções teológicas graves.

A forma depravada de viver daquela sociedade teve um fim (… ATÉ AO DIA EM QUE NOÉ ENTROU NA ARCA..).  Podemos tirar preciosas lições aqui:

1 – Toda a iniquidade que vemos no mundo hoje terá um fim;

2 – Os ímpios serão destruídos assim como foram no passado;

3 – Quando a justiça de Deus se manifestar, Ele dará o escape para seu povo.  Entenda:

   – NOÉ (Representa os Justos, o povo de Deus que será retirado da terra)

   – A ARCA (Representa a salvação)

   – O DILÚVIO (Representa a Ira/Justiça de Deus para o mundo)

Precisamos entender que o apocalipse representa a justiça e o juízo de Deus para o mundo. Nosso Deus é amor, mas também é justiça. A forma corrompida de viver da sociedade trará consequências sérias como já aprendemos nas histórias de Noé e Ló.

Como você tem vivido sua vida? Você faz parte do povo que será salvo ou faz parte daqueles que serão destruídos NAQUELE DIA? Se você já conhece o amor de Deus e já teve uma experiência de conversão, será que sua vida está ajustada ao centro da vontade de Deus? Ou você anda distraído e ignorando os sinais do fim dos tempos? A hora de acordar é agora, amanhã pode ser muito tarde.

3 – Acham que Jesus está demorando ou não vai voltar

“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.” Êxodo 32:1-4

Existe uma relação bem interessante entre a história de Moisés quando Deus agiu através dele para libertar seu povo do Egito, com o nosso comportamento nos dias de hoje e a segunda vinda de Cristo.

Moisés havia subido ao monte Sinai e lá recebera as tábuas com os 10 mandamentos e outras instruções de Deus. Esse processo demorou cerca de 40 dias e com a “demora” do retorno de Moisés o povo pediu a Arão que fizesse um ídolo, e foi criado um bezerro de ouro que passou a ser adorado por Israel.

Hoje nós com igreja precisamos ter cuidado quando pensamos na segunda vinda de Cristo porque para alguns quando se fala sobre esse tema parece que é algo muito distante ainda da nossa realidade. O ponto é que alguns de nós está tão preso as coisas desse mundo (bezerro de ouro) que vê essa questão do apocalipse como algo assustador, algo que precisa ser evitado. Será que nós não estamos nos comportando como o povo que achou que Moisés estava demorando e com isso caíram em pecado?

A igreja precisa se preparar para a chegada de Cristo. Israel foi pego de surpresa quando Moisés desceu do monte e o encontrou adorando um bezerro de ouro. Muitos vão ser pegos de surpresa quando o Senhor Jesus voltar e retirar sua igreja da terra. Alguns porque estarão vivendo suas vidas de forma pecaminosa, outras porque nunca reconheceram a Jesus como o messias. O fato é que Cristo irá voltar, o mundo está sendo preparado para a chegada do anticristo e nós como cristãos não estamos alertas e nem preparados para o que a própria palavra de Deus nos ensina.

4 – Não entendem que a Justiça de Deus se manifestará na igreja primeiro

Lendo novamente a passagem de Lucas 17:26-30. Percebemos uma coisa muito importante:

1 – O dilúvio só veio DEPOIS que Noé e sua família estavam em segurança;

2 – Sodoma e Gomorra só foram destruídas DEPOIS que Ló foi retirado da cidade pelos anjos (Gênesis 19:16).

Como aconteceu nos dias de Noé vai acontecer nos dias de hoje. Cristo vai retirar a sua igreja da terra (Arrebatamento) para DEPOIS derramar sua justiça. Ao entendermos essa realidade bíblica nosso senso de urgência para nos preparar para esse dia muda. E essa preparação passa por uma vida consagrada a Deus, buscarmos santidade constantemente e fazer a vontade do Pai.

Conclusão:

O que podemos perceber é que os que serão pegos de surpresa, no Dia do Senhor são os inimigos de Deus e aqueles que andam distraídos (sem o azeite em suas lâmpadas), que estarão levando suas vidas relaxadamente, do mesmo modo que sempre fizeram. Por isso, os inimigos de Deus serão DESTRUÍDOS repentinamente. Porém, Noé e os seus, estavam prontamente aguardando a salvação (assim como as noivas que cuidaram de suas lâmpadas e não deixaram o azeite acabar). Não estavam despercebidos ou desavisados, pois tinham todas as orientações que precisavam. Do mesmo modo, Ló foi salvo da destruição e até mesmo retirado antes que a ira de Deus caísse sobre aquelas cidades porque estava conectado com Deus.

Que Deus possa despertar em nós o senso de urgência necessário aos dias de hoje. Que a igreja possa desempenhar o seu papel no mundo sendo sal e luz. Que a nossa vida possa ser um reflexo de nossa comunhão com Deus. O mundo está precisando testemunhar o amor e o poder do nosso Senhor e Salvador Jesus.

Deus abençoe ricamente!

 70 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.