• Sex. Set 24th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Abençoe o Mundo com Aquilo que Deus te deu!

Byelmar_ricardo

Jun 29, 2021

Texto base: Atos 3:1-15

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera. E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão. E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida. E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”

Introdução:

Sempre falo em nossos estudos sobre os dias difíceis que estamos vivendo e que ainda vamos viver. Quando digo isso, não é para que o leitor fique angustiado ou com medo, mas que perceba que o tempo que vivemos hoje, mais do que nunca, é o tempo para buscar a face de Deus.

Desse mundo corrompido não podemos e não devemos esperar nada. A nossa esperança deve estar firmada no amor e no poder de Deus. Diante do curso de como a nossa história está seguindo percebemos um aumento gradativo da iniquidade no mundo, Jesus já havia nos alertado que esses últimos dias seriam como nos dias de Noé. O ponto em questão é, será que estamos sendo sal e luz para esse mundo? Será que estamos entregando para o mundo aquilo que recebemos de nosso Salvador e Senhor Jesus?

Ao ler essa passagem de Atos 3 podemos tirar algumas lições preciosas para as nossas vidas.

#1 – O mundo está doente e espera algo de você

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.” Atos 3:1-3

A Bíblia fala que existia um homem que era deficiente desde que nasceu e esse homem ficava em frente a um templo que se chamava Formosa para pedir esmolas. Assim vive muitos que não conhecem a Deus, estão doentes e vivem à porta de algum “templo” buscando uma solução para seu problema.

A solução que muitos buscam e encontram satisfaz uma necessidade imediata, mas não resolve realmente o que aflige a pessoa. Assim vive aqueles que muitas das vezes buscam nas drogas um alívio para a dor que estão vivendo e não conseguem encontrar a cura para seu problema. Outros se entregam a bebidas, cigarros, vícios dos mais variados.

Uma coisa que me chama a atenção nesses primeiros versículos lidos é que o homem coxo viu o Apóstolo Pedro e João, imagino que na entrada de um templo haveria uma circulação grande de pessoas, mas de alguma forma a presença de Pedro e João naquele lugar chamou a atenção do homem enfermo. A sua presença tem chamado a atenção das pessoas que precisam ter um encontro com Cristo? As pessoas do mundo conseguem enxergar em você a presença do Espírito Santo?

A expectativa daquele homem ao abordar Pedro e João na entrada do templo era a mesma de todos os dias. Conseguir algum dinheiro para sua subsistência. Muitas das vezes, nós como Igreja do Senhor temos vivido da mesma forma, procuramos o Senhor para pedir uma “esmola” apenas para resolver aquele problema imediato em nossas vidas e nos esquecemos que Deus tem muito mais para realizar em nós. Ele quer ir além do seu problema imediato, além daquela dor já te acompanha por muito tempo. O que hoje está te impedindo de entregar totalmente sua vida nas mãos de Deus e permitir que Ele faça a obra necessária de acordo com Seus planos? O mundo está doente, você tem a presença do Espírito Santo na sua vida. E o que você tem entregado ao mundo?

#2 – Precisamos chamar a atenção do mundo

“E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.” Atos 3:4,5

“Olha para nós…” representa chamar a atenção do mundo para a luz de Cristo que habita em nossa vida. Representa tirar os olhos das pessoas que estão padecendo nesse mundo corrompido e eliminar todas as suas distrações para que eles vejam e percebam o poder de Jesus que habita em nós através do Espírito Santo. O mundo quer ver isso de alguma forma, mas o que estamos fazendo muitas das vezes é chamando a atenção do mundo com mazelas e atitudes grotescas que denigrem o evangelho de Cristo.

Quando Pedro olha para aquele homem coxo e pede para que o mesmo olhe para ele, Pedro está chamando sua atenção para o poder de Deus presente em sua vida. O mundo está esperando receber alguma de nós. O que estamos oferecendo?

#3 – Precisamos ser instrumento do poder de Deus na terra

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” Atos 3:6-8

O texto que acabamos de ler em Atos revela um milagre extraordinário que impactou não só a vida do homem coxo, como também chamou a atenção das pessoas que certamente já estavam acostumadas a ver aquele homem todos os dias em frente ao templo pedindo dinheiro. O milagre que aconteceu não só chamou a atenção das pessoas como levou o homem que estava coxo a louvar e engrandecer o nome do Senhor Jesus.

Hoje mais do que nunca precisamos refletir a luz de Cristo no mundo. O tempo que estamos vivendo são tempos difíceis e tem se encurtado a cada momento. As pessoas precisam ouvir a mensagem do evangelho pura e genuína, precisam se libertar do jugo do pecado e serem curadas. A igreja precisa ser essa luz, precisa se posicionar e combater as trevas com a palavra de Deus.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2 Timóteo 3:1-5

No texto de Timóteo vemos uma lista das características das pessoas que hoje vivem na escuridão, que estão doentes e esperam ver algo diferente na igreja de Cristo. Os tempos são trabalhosos, creio que mais do que nunca ser um cristão genuíno da terra vai exigir de nós uma vida de consagração a Deus completa e verdadeira, sem as quais não teremos condições de discernir espiritualmente as situações no mundo e em nossas vidas.

“Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” 2 Timóteo 4:1-5

A palavra de Deus nos exorta a sermos insistentes na pregação do evangelho. É interessante percebermos no texto que lemos que com o passar dos anos a essência das pregações nas igrejas tem mudado, antes se pregava sobre arrependimento, mensagens com cunho de exortação, correção e repreensão. Hoje se prega sobre aquilo que é bom para os ouvidos… “Você é especial para Deus”, “Deus vai te abençoar grandemente”, “Deus vai abençoar suas finanças”, “Você vai prosperar como nunca”, etc. Não que essas coisas não sejam importantes, mas o evangelho não é só isso. O evangelho genuíno te incomoda a ser uma pessoa melhor, a ser um cristão melhor, a seguir e realizar as obras que o Mestre realizou.

Conclusão:

Precisamos voltar a essência do primeiro amor, sem o qual viver nesse mundo caído será uma tarefa cada vez mais difícil. Precisamos entender que estamos nesse mundo para realizar uma tarefa de trazer para luz pessoas que estão doentes espiritualmente. Essa é a única oposição que podemos fazer as forças do mal que estão atuando nesse mundo e até que chegue o tempo em que a igreja será retirada da terra (arrebatamento), precisamos nos manter firmes nesse propósito.

Deus abençoe ricamente sua vida!

 114 total views,  2 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.