• 28/04/2024 11:25 PM

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

As 10 Virgens: Estaria a Igreja Preparada para a Volta de Cristo?

Byelmar_ricardo

Mar 9, 2021

Loading

Texto base: Mateus 25:1-13

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Introdução:

Uma das parábolas que mais deveria alertar os cristãos com relação a volta de Cristo e o final dos tempos deveria ser a parábola das 10 virgens. Particularmente entendo que há muitas lições para a igreja nos dias de hoje.

Talvez você já tenha estudado essa passagem na sua igreja algumas vezes ou até mesmo ouvido pregações sobre ela, mas na reflexão de hoje quero te convidar a pensar e questionar alguns pontos que talvez faça com que essa passagem tão conhecida por muitos tenha um sentido diferente hoje na sua vida.

Quando paramos para pensar e analisar tudo que tem acontecido no mundo mais especificamente no último ano, não podemos deixar de pensar que há uma razão para tudo que tem acontecido. O mundo está caminhando para o seu desfecho final e embora muitos ignorem esse fato, tudo que tem acontecido no mundo no campo físico, extra físico, espiritual e político está definindo em um ritmo acelerado o cenário que nos é descrito no livro de apocalipse.

Jesus nos revelou coisas bem importantes para a igreja de hoje com relação a sua volta na parábola das 10 virgens e talvez até hoje você ainda não tenha tido a compreensão exata do que representa as lâmpadas ou o porquê das 10 virgens precisarem de azeite. Existem 3 grandes lições que precisamos tirar dessa parábola para nos ajudar a nos preparar para os dias que se aproximam:

1 – Precisamos do “azeite” para ACENDER nossas lâmpadas

“LÂMPADA para os meus pés é tua palavra, e LUZ para o meu caminho.” Salmos 119:105

O primeiro ponto importante dessa parábola que precisa ficar claro para todos nós é o significado da lâmpada e do azeite nesse contexto explicado por Jesus.  O azeite era necessário para acender as lâmpadas a fim de terem LUZ (entendimento da Palavra de Deus). O azeite aqui não era apenas para “ungir”, mas para termos o pleno entendimento da Palavra como já dissemos, e esse pleno entendimento faz clara referência a volta de Cristo e aos sinais que norteiam essa volta.

“A entrada das TUAS PALAVRAS dá LUZ, dá ENTENDIMENTO aos símplices.” Salmos 119:130

Quando falamos da volta do Senhor Jesus e dos sinais da sua volta muitas das vezes as pessoas nos olham como se fôssemos loucos ou como se estivéssemos falando de algo muito distante da nossa realidade. Essa visão distorcida a respeito de coisas que a própria Bíblia nos relata é fruto de uma série de práticas, conceitos e até mesmo preconceitos que presenciamos no meio cristão e que deixam a visão da igreja embaçada e desfocada com relação a realidade do mundo. A luz que devemos alimentar com o azeite deveria nos dar ENTENDIMENTO e não nos deixar cegos diante dos fatos do final dos tempos.

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma LUZ que ALUMIA em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” 2 Pedro 1:19

Será que estamos atentos aos sinais da volta de Jesus? Será que estamos alimentando nossas lâmpadas com o conhecimento contido na Palavra de Deus? Será que a nossa lâmpada tem produzido luz suficiente para iluminar lugares escuros? Ou será que somos nós que estamos vivendo na escuridão e na mais completa ignorância quando o assunto é a volta de Jesus?

2 – Sem a LUZ produzida por nossas lâmpadas não estaremos preparados

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;” 1 Tessalonicenses 5:1

Como assim? Por que o apóstolo Paulo afirma: “Não necessitais de que se vos escreva”? Porque eles já sabiam tudo o que precisavam “acerca dos tempos e das estações” (SINAIS da Vinda).  Pois o próprio Senhor Jesus deixou tudo muito CLARO em MATEUS 24 respondendo aos questionamentos de seus DISCÍPULOS.

A igreja primitiva estava preparada para a volta de Cristo porque suas lâmpadas estavam cheias e produziam muita luz. Aqui vale um parêntese fazendo um comparativo com a igreja moderna. O que mais percebo nos dias de hoje são pregadores se esquivando quando o assunto é o apocalipse (embora tenhamos o exemplo claro de Jesus ensinando a respeito do final dos tempos). Nossa própria iniciativa em querer aprender sobre algo que deveria nos trazer alegria (pois estamos falando da volta do nosso Senhor e Salvador) também é muito pífia. Vivemos nossas vidas como se nada estivesse acontecendo e o que é pior, totalmente despreparados para a chegada do “noivo”.

3 – Não estamos preparados para a volta de Jesus porque dormimos

“Porque todos vós SOIS FILHOS DA LUZ e filhos do DIA; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, MAS VIGIEMOS, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas NÓS, que SOMOS DO DIA, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.” 1 Tessalonicenses 5:5-10

Na parábola das 10 virgens existem essencialmente 3 tipos de pessoas:

1 – As loucas que não levaram o azeite consigo

2 – As prudentes que levaram o azeite consigo

3 – E o outro grupo são aqueles que gritaram: AÍ VEM O ESPOSO, saí-lhe ao encontro

Outro detalhe muito importante que talvez você ainda não tenha percebido é que tanto as loucas como as prudentes DORMIRAM.

#O que significa DORMIR no contexto da parábola das 10 virgens?

Essa parábola deve ser interpretada em conjunto com Mateus 24, onde DORMIR não significa MORTE, mas sim a falta de vigilância nos acontecimentos dos últimos dias. Você pode ter azeite na vasilha, porém é preciso permanecer acordado para poder testemunhar os acontecimentos desses últimos dias.

“NÃO DURMAMOS, pois, como os demais, MAS VIGIEMOS, e sejamos sóbrios;” 1 Tessalonicenses 5:6

O povo de Deus precisa despertar desse sono que só tem limitado nosso entendimento e clareza acerca dos sinais dos últimos tempos. O Rei está voltando e que tipo de igreja Ele encontrará?

“Então TODAS AQUELAS virgens se LEVANTARAM, e prepararam as suas lâmpadas.” Mateus 25:6,7

Todas as virgens se levantaram, e entenderam que o noivo estava a caminho, entretanto elas precisariam entender os tempos proféticos dos últimos dias, até esse breve momento de espera, mas esse momento de espera é um tempo de GRANDE AFLIÇÃO e somente 5 foram prudentes e tinham o ENTENDIMENTO DA PALAVRA PROFÉTICA, para poder permanecer firmes até a vinda do noivo. É MUITO IMPORTANTE estudar e entender a palavra e seus tempos proféticos para os últimos dias! Será um tempo de aflição o qual nunca houve na terra, e o entendimento da palavra de Deus nos trará segurança e refrigério.

1- Quem são as VIRGENS PRUDENTES? (Aqueles que têm o seu prazer na LEI do Senhor e nela MEDITA dia e noite) Salmo 1 Porém DORMIRAM assim como as LOUCAS

2 – E quem são as VIRGENS LOUCAS? (São aqueles “crentes” que desprezam as PÉROLAS e dizem: Não gosto de ler. Para quê vou estudar o Apocalipse?). Essas, se esquecem das Promessas feitas nas Escrituras para aqueles que LÊEM e os que OUVEM e GUARDAM as Palavras dessa Profecia: Apocalipse 1:3

3- E quem são os que CLAMAM: AI VEM O ESPOSO! São aqueles que nunca dormiram, mas sempre permaneceram VIGILANTES e observando todos os sinais dos últimos dias, os ATALAIAS.

Conclusão:

A igreja estará pronta para a volta do Senhor Jesus na mesma proporção que estuda sobre esse tema e se prepara adequadamente abastecendo sua lâmpada com o azeite. Outro ponto que gostaria de frisar é que há consequências para aqueles que dormem e não se despertam ou se preparam a tempo. No caso da parábola das 10 virgens elas perderam as bodas com o noivo, não chegaram a tempo e encontraram uma porta fechada diante delas.

Permaneça firme na sua vigilância com relação a volta de Cristo. Jesus espera que sejamos verdadeiros atalaias para anunciar a sua chegada.

Deus abençoe ricamente.

Rate this post

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *