• Sáb. Nov 27th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Se Preparando para a volta de Cristo

Byelmar_ricardo

Mai 15, 2021

Texto base: 2 Pedro 3:10

“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.”

Introdução:

A cada dia que passa quando olhamos a nossa volta e vemos tantas dificuldades como aumento da violência, falta de amor ao próximo, guerras, rumores de guerras, doenças das mais variadas possíveis, pandemias entre outras, muitas das vezes nos perguntamos… Onde está Deus nisso tudo? Onde Deus está que não intervém nesses eventos e ajuda a humanidade?

Os dias em que vivemos são maus, hoje mais do que nunca podemos observar e perceber que está acontecendo alguma coisa no mundo de diferente do que sempre foi no passado. As guerras estão mais frequentes e intensas, as doenças estão matando mais, a falta de amor ao próximo está chegando a níveis jamais imaginados. Tudo que hoje tem acontecido no mundo já aconteceu no passado de certa forma (Eclesiastes 1:9), a questão aqui é: Jamais as coisas estiveram tão intensas e frequentes como nos dias de hoje.  Diante dessa constatação precisamos parar, respirar fundo e refletir em como podemos “sobreviver” a tudo isso. Talvez hoje, pelas diversas situações do momento, você esteja se sentindo vulnerável, cansado ou triste. Mesmo confessando a Cristo como o Senhor e Salvador de sua vida, você não se sente preparado para o que está acontecendo e nem para o que está por vir. Como se preparar para o que Jesus ensina como o “princípio das dores”? Como nos preparar para “o dia do Senhor”? Como nos preparar para o Apocalipse?

Meditando na palavra de Deus podemos encontrar 4 lições  fundamentais para a igreja nos dias atuais para que possamos nos preparar adequadamente para a volta de Jesus:

LIÇÃO 1 – Devemos aprender a fazer a oração mais difícil de todas

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” Mateus 6:9,10

Esse modelo de oração deixado por Jesus não reflete apenas uma “reza” que muitas das vezes se repete em algum evento religioso sem ao menos termos uma profunda consciência do real significado dessas palavras.

A primeira coisa que me chama a atenção nesse trecho da oração é a parte que diz “Venha o teu reino”. O que significa realmente o desejo que o Reino de Deus venha? Será que realmente o Reino de Deus se encontra na terra? Creio sinceramente que ainda não, embora a igreja verdadeira represente parte do reino de Deus na terra, o reino de Deus na sua completeza AINDA não se faz presente na terra. Basta analisarmos o estado do mundo a nossa volta para percebermos o quanto a humanidade está longe de Deus e seus preceitos, para entendermos que faz todo o sentido orarmos “Venha o teu Reino”.

Outro ponto de reflexão com relação ao termo “Venha o teu Reino” está relacionado com o desejo da Igreja do Senhor Jesus em querer se encontrar com seu Senhor (afinal de contas não existe um reino sem um Rei), ou da noiva querer se encontrar com o noivo para aproveitarem juntos as bodas do casamento.

Será que a igreja moderna está ansiosa para esse encontro? Por mais que se fale em nome de Jesus, quando o assunto é a volta de Cristo logo percebemos que o tema não é tão bem digerido por alguns e nem tratado com o amor e atenção que o assunto merece, afinal de contas o Rei está voltando. O ponto é que muitos se dizem cristãos, falam de Jesus, mas estão tão enraizados nos valores do mundo que sentem um peso quando pensam em deixar tudo que foi conquistado nessa terra (Mateus 6:19,20). Dinheiro, imóveis, carros, lanchas, nada disso se compara ao que nos espera no reino dos Céus.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2

O segundo ponto que gostaria de destacar dessa oração é “… seja feita a tua vontade”. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, porém nós temos uma tendência a querer que Deus se enquadre aos nossos desejos pessoais. Abrir mão do nosso EU e se submeter a soberania de Deus certamente é algo para poucos. Se analisarmos nossas orações diárias vamos encontrar elementos que refletem a vontade de Deus ou a nossa? Só entenderemos de forma plena a oração centrada na vontade de Deus quando estivermos vivendo de tal forma, ou seja, para suportarmos tudo que tem acontecido no mundo nesse período que a Bíblia chama de “princípio das dores” precisamos viver no centro da vontade de Deus de tal forma que consigamos fazer a oração do Pai nosso compreendendo o verdadeiro significado do “seja feita a sua vontade”. O apocalipse não pode ser parado pois é profético, mas podemos passar por ele conscientes espiritualmente de tudo que está acontecendo.

LIÇÃO 2 – Devemos aprender a descansar no Senhor

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28,29

Certamente os acontecimentos dos últimos anos tem afetado a vida de muitas pessoas, principalmente com o advento da pandemia. Muitas pessoas estão presas em casa, suas rotinas foram mudadas completamente e isso tem afetado não só a saúde física como a mental também.

Recentemente saiu uma pesquisa onde ficou comprovado que as pessoas estão dormindo menos ou simplesmente não estão conseguindo dormir direito. Há também um aumento do uso de medicamentos para dormir, o fato é que muitas pessoas estão se sentindo com medo, angustiadas, cansadas e oprimidas por tudo que vem acontecendo no mundo.  Cristo nos ensina que o “segredo” para o nosso alívio é lançarmos tudo em suas mãos.

LIÇÃO 3 – Devemos aprender a viver um dia de cada vez

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34

Quando estudamos de forma mais aprofundada os sinais do fim dos tempos é normal em alguns momentos nos sentirmos ansiosos ou preocupados com os acontecimentos do fim. Para nós cristãos entender os sinais da volta de Jesus e saber que esse momento se aproxima, deveria ser motivo de grande alegria, mas muitos não se sentem assim e os motivos são os mais variados. Muitos se sentem angustiados porque ainda tem muitos entes queridos perdidos, sem conhecer o amor de Jesus, outros se sentem incomodados porque no fundo sabem que ainda precisam ajustar suas vidas e se acertarem com Deus. Seja qual for o seu motivo você precisa aprender a viver um dia de cada vez. Tudo que está escrito que iria acontecer vai acontecer porque são profecias bíblicas. Diante dessa realidade precisamos sim ter o senso de urgência em anunciar as boas novas do evangelho enquanto ainda conseguimos, mas também precisamos entender os preciosos ensinamentos de Cristo com relação a Mateus 24. Diante de todo o cenário escatológico que Jesus apresenta para seus discípulos quando esses perguntam a respeito do fim, uma mensagem de conforto e incentivo destoa dentre tudo que foi dito, “não tenham medo”. (Mateus 24.6)

O medo nos paralisa, o medo afeta nosso raciocínio, o medo nos faz tomar decisões erradas, o medo nos faz agir de uma forma que normalmente não agiríamos. Quando Jesus fala dos acontecimentos do fim em Mateus 24, ele deixa claro que não devemos temer essas coisas. De uma forma bem objetiva precisamos entender que o apocalipse é a justiça e o juízo de Deus sendo derramado no mundo, ou seja, o apocalipse tem como alvo três tipos de pessoas: A falsa igreja, os gentios (pessoas do mundo) e os judeus.

A igreja verdadeira diante de tudo que já sabemos que está acontecendo e do que ainda está para acontecer precisa estar firmada no Senhor e ter a plena confiança no agir de Deus para que possamos viver nossas vidas de forma plena e abundante independente do momento em que estamos vivendo. Quando aprendemos a viver um dia de cada vez, também aprendemos a administrar nossas ansiedades e medos.

LIÇÃO 4 – Precisamos vigiar e orar sem cessar

“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.” Marcos 13:33

A quarta e última lição que podemos aprender estudando a palavra de Deus é entendermos que precisamos estar atentos para os sinais do fim. Perceba a ordem em que as coisas são colocadas “Olhai, vigiai e orai”. Só vamos conseguir orar com legitimidade sobre o tempo do fim se estivermos atentos aos sinais (vigiai), e só conseguiremos vigiar se estivermos observando os acontecimentos a nossa volta (olhai). Não existe preparação para a volta de Jesus se estamos vivendo uma vida alienada e longe do evangelho genuíno.

Nesse aspecto temos fracassado como igreja porque muitos nem olham e nem vigiam, pois simplesmente fazem questão de ignorar tudo que está acontecendo e vivem uma vida dentro de uma bolha eclesiástica.

Irmãos, a igreja de Cristo não está preparada para o que está acontecendo e muito menos para as coisas que ainda estão por vir. Quem deveria muita das vezes orientar suas ovelhas também se encontra perdido ou não sabe que direção tomar preferindo o silêncio.

Não sabemos o tempo do fim, mas é necessário que a igreja esteja atenta a esse tempo. Não podemos nos comportar como as virgens insensatas da parábola das 10 virgens. Não podemos deixar nossos paradigmas religiosos atrapalhar nossa visão espiritual do momento em que estamos vivendo. Deus não se encaixa na nossa religiosidade, Deus não se encaixa naquilo que achamos Dele. Ao criarmos na nossa mente razões para negar o livro de apocalipse abrimos mão também das suas bem-aventuranças.

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

Conclusão:

O tempo em que vivemos são difíceis, mas encontramos também na palavra de Deus o caminho para passarmos por tudo isso com o coração cheio de alegria porque a nossa redenção está próxima. Devemos entregar nossas angústias, medos e incertezas nas mãos de Deus confiantes de que Ele tem o melhor para cada um de nós.

Deus abençoe ricamente.

 

 158 total views,  2 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.