• Sáb. Nov 27th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

Alienação Espiritual

Byelmar_ricardo

Nov 6, 2021

Texto base: Mateus 15:14

“Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.”

Introdução:

O conceito de alienação designa indivíduos que estão alheios a si próprios ou a outrem tornando-se escravos de atividades ou instituições humanas, devido a questões econômicas, sociais ou ideológicas.

Nos dias de hoje vivemos um grande problema de alienação espiritual onde o povo de Deus se encontra cego aos acontecimentos do fim, onde não há percepção do que tem acontecido no mundo e muito menos um discernimento a luz da palavra de Deus. A grande questão sobre esse tema é, por que percebemos as pessoas tão distraídas com relação aos sinais da volta de Cristo? Por que pastores e líderes religiosos que tem acesso a muitas pessoas não estão orientando suas ovelhas?

A alienação no campo espiritual é extremamente perigosa porque ela te deixa cego para verdades espirituais que você simplesmente não consegue enxergar sozinho ou perceber sem alguma orientação. O ponto é que quem deveria orientar também se encontra alienado e como consequência disso chegamos ao ponto do versículo lemos em Mateus 15:14.

Precisamos entender as consequências de estarmos alienados com relação aos sinais de volta do Senhor Jesus e principalmente sobre as profecias do fim. No estudo de hoje vamos refletir sobre algumas delas.

#1 – Consequência – Perdemos a capacidade de entender os sinais

“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.” Lucas 21:7,8

A alienação espiritual nos incapacita a perceber se o tempo do fim realmente chegou ou não. A visão espiritual fica turva a ponto dessa pessoa ser enganada por falsos profetas com mensagens apocalípticas loucas levando muitos ao engano.

Hoje a proliferação de pessoas com canais na internet ensinando escatologia aumentou enormemente como também as confusões teológicas sobre os mais variados temas, arrebatamento da igreja (será antes da tribulação? Durante ou depois?), Cristo voltará em duas etapas? O que é a primeira ressurreição? O que é a segunda ressurreição? Como será o milênio? O que é o Julgamento do Trono Branco?

Se ao se deparar com as perguntas acima você não soube as respostas ou teve dúvidas, então as chances de algum falso ensinamento se tornar uma verdade na sua vida são grandes. A solução? Estudar e conhecer profundamente as profecias do fim. O grande erro da igreja nos dias de hoje é que estamos vivendo literalmente o último livro da Bíblia, mas vive-se como se ele não existisse.

A capacidade de entender os sinais do fim nos é dada a partir do momento em que deixarmos de lado o medo, o preconceito, a religiosidade, os dogmas doutrinários e nos dedicarmos a estudar as profecias do livro de Daniel, Apocalipse e outros.

#2 – Consequência – Perdemos a capacidade de discernir espiritualmente os acontecimentos do fim

“E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.” Lucas 21:9-11

Jesus relata uma série de acontecimentos globais que vão anteceder a sua volta e alerta aos discípulos para que não tenham medo quando começarem a identificar esses sinais. Aquilo que Jesus disse foi acontecendo ao longo da história guerras, rumores de guerras, epidemias, terremotos, fomes entre outras coisas, mas mesmo depois de todos esses sinais Jesus ainda não voltou e você pode estar se perguntando. Como vou saber que agora estamos vivendo o momento que antecede a volta de Cristo? Para entender isso precisamos analisar alguns fatos.

Tivemos um aumento significativo de terremotos nos últimos anos:

Houve um aumento significativo da fome:

Surge a covid-19 como pandemia mundial:

Nos últimos anos houve muitos flagrantes de manifestações metafísicas no céu conforme Jesus havia dito.

A grande questão que precisamos entender disso tudo é que o “princípio das dores” ensinado por Jesus representa uma amostra em proporções menores do que será a grande tribulação no governo do anticristo. Se a igreja não consegue perceber espiritualmente o que está por trás dos acontecimentos que antecedem a volta de Cristo, então ela também terá dificuldades de perceber o momento mais crucial da história da humanidade que será quando o anticristo se levantará no mundo como um líder global.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9

Essa é a principal razão pela qual Jesus ainda não voltou. Ele quer que TODOS venham se arrepender de seus caminhos e tenham a chance da salvação. Portanto a igreja precisa estar focada no momento que estamos vivendo agora, pregando o arrependimento e a salvação. Não há outra pauta mais importante que essa.

“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” Daniel 12:1

O livro do profeta Daniel é claro quando fala de um tempo de angústia no qual nunca houve na terra, esse período é conhecido como a grande tribulação que mais tarde foi revelada ao apóstolo João em seu exílio. Esse versículo também deixa claro que nem todos iremos passar por esse período tão difícil no mundo. Aqueles que tiverem seus nomes escritos no livro da vida estarão livres desse momento que se dará através do arrebatamento da igreja. Seu nome se encontra escrito no livro da vida? Sua vida está completamente ajustada e alinhada com a palavra de Deus? Saiba que muitos que hoje estão nas igrejas e que tem uma aparência acima de qualquer suspeita não vão ser arrebatados quando esse momento chegar porque vivem um evangelho bem distante daquele ensinado por Jesus. Isso é muito sério.

#3 – Consequência – Perdemos a capacidade de entender as ciladas do inimigo

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

O momento que estamos vivendo se caracteriza principalmente por uma guerra de narrativas, geração de polêmicas, discussões das mais variadas possíveis como políticas, ideológicas entre outras.

O que precisamos perceber dessas coisas é que tudo isso serve para distrair e dividir as pessoas. Quanto mais divididos estiverem as pessoas mais facilmente elas serão dominadas.

“Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12:25

As distrações do tempo presente servem para nos tirar o foco daquilo que precisamos fazer como igreja. Já percebeu como facilmente caímos em discussões do tipo “Você é de direita ou esquerda?” ou simplesmente somos hostilizados por nos posicionar em relação a algum tema polêmico?

Não podemos nos permitir cair nessas distrações. Precisamos entender que tudo isso tem  algum tipo de ação maligna atuando por trás com o objetivo de influenciar o comportamento das pessoas, cauterizando suas mentes, tornando-as cada vez mais frias espiritualmente e afastando elas de Deus. Nossa responsabilidade de levar a palavra genuína de Deus para essas pessoas se torna algo ainda mais sério quando sabemos que o tempo está se encurtando. Que possamos como igreja saber discernir o que há por trás das situações que se apresentam no tempo presente.

#4 – Consequência – Priorizamos coisas que estão fora do contexto que estamos vivendo

As nossas prioridades refletem nossos pensamentos e sentimentos com relação a vida. Isso também é uma verdade quando falamos de vida espiritual. Quando perdemos a capacidade de enxergar com olhos espirituais as ações do inimigo a nossa volta, vivemos uma vida totalmente alienada, tomamos decisões errôneas, oramos por coisas erradas, não conseguimos ter clareza daquilo que Deus quer para nós.

A nossa prioridade hoje, como igreja de Cristo, se perdeu em muitos aspectos. Adicionamos ao longo dos anos uma complexidade a mensagem do evangelho que distorce a simplicidade com que Jesus ensinava as verdades do Reino. Hoje muitos torcem o nariz quando ouve falar de igreja ou de cristãos porque as mazelas que essas criaram mancharam a pureza e simplicidade da mensagem de Jesus. Obviamente que existem as honradas e raras exceções.

O contexto em que estamos vivendo nesse exato momento requer de nós uma vida espiritual mais consciente, com mais conhecimento e clareza do rumo que as coisas estão tomando. Uma igreja que tem dificuldades em discernir o tempo presente tem problemas com ensino da palavra de Deus, tem problemas em adquirir conhecimento fora da “caixa religiosa” e consequentemente há dificuldades com o mover do Espírito Santo.

A minha oração hoje é para um despertamento completo da igreja do Senhor Jesus, para que ela viva e pregue a mensagem pura e simples do evangelho. Para que suas prioridades sejam resgatar vidas do inferno e não ficarem presas a dogmas religiosos.

#5 – Consequência – Nos tornamos uma igreja fraca e despreparada

“Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados. Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:1-6

Esse texto de Oséias cai como uma luva para os dias de hoje quando vemos tanta mentira, matanças, furtos, adultérios e violência das mais diversas. O mundo continua o mesmo ou talvez esteja pior. No versículo 6 fica claro a razão pela qual o povo de Deus vem sendo destruído por essa onda que tem se levantado no mundo e no qual muitos se quer estão percebendo, a falta de conhecimento da palavra de Deus, mais especificamente falando a falta de conhecimento das profecias do fim dos tempos.

A alienação não pode cegar a igreja para os seguintes fatos:

1 – A estruturação de uma única religião mundial

2 – A extinção da moeda como a conhecemos e o surgimento de uma moeda única digital

3 – Surgimento de tecnologias 5G 

4 – A questão do transhumanismo

Todos esses elementos e muitos outros mais que estão avançando no mundo com uma velocidade muito grande vão influenciar a vida de toda a humanidade nos próximos anos. O mundo está sendo preparado para a chegada do anticristo, se engana aqueles que pensam que o anticristo irá surgir primeiramente para depois estruturar o seu governo, não. O governo da Nova Ordem Mundial já está presente no mundo, quando o anticristo surgir o seu governo já estará implementado. A falta de conhecimento da igreja com relação a esses assuntos é muito grande, o que a torna frágil e com pouca atuação nessa batalha espiritual que está sendo travada.

Se você ainda não se arrependeu de seus pecados e colocou sua fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, agora é a hora de fazer isso.

“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” Lucas 21:36

Deus abençoe ricamente a sua vida.

Um forte abraço.

 

 35 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.