• Qua. Mai 12th, 2021

Voz no Deserto

Conhecendo a Palavra de Deus aplicada aos últimos tempos

A porta estreita: Quem está apto a passar por ela?

Byelmar_ricardo

Abr 27, 2021

Texto base: Mateus 7:13,14

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Introdução:

Em Mateus somos alertados para a existência de dois caminhos ou dois tipos de portas. Um é largo e por ele muita gente passa. O outro é estreito e difícil, poucos conseguem passar por ele.

Se formos dar um significado ao que representa cada um deles podemos dizer de forma resumida que o caminho largo (conduz a morte eterna) e o caminho estreito (conduz a vida eterna). Embora sejam esses princípios considerados básicos no meio cristão o que percebemos é que muitos escolhem o caminho largo mesmo estando conscientes de que o seu destino é a perdição eterna.

Perceba que o nosso caminhar com Jesus é uma espécie de funil. A entrada de um funil é larga, mas seguindo o fluxo do funil percebemos que ele vai ficando cada vez mais estreito e difícil de passar. Assim é nossa vida espiritual, um verdadeiro filtro onde aqueles que dão vazão aos frutos da carne andam pelo caminho largo, enquanto aqueles que se esforçam pra estar de pé, servindo ao Senhor com fidelidade andam pelo caminho estreito.

Pensando nesse princípio bíblico aprendemos que:

1 – O caminho estreito vem antes de tudo

Em primeiro lugar, Jesus começa dizendo: “Entrai pela porta estreita”. Antes mesmo de especificar a porta estreita, Ele já dá uma “palhinha sobre ela”, diz que devemos entrar nela. Se notarmos as palavras seguintes são sobre a porta larga, então esta é uma breve introdução que o Senhor faz sobre a mesma mostrando que antes de qualquer atitude, ou independente do que falaria a seguir devemos entrar na porta estreita.

Enfatizando que é por ela que devemos trilhar as nossas escolhas! O que acho interessante para agregar ao nosso conhecimento é que a palavra estreito significa também: “apertado, de pouca folga”.

Portanto, devemos andar por um caminho apertado, sem corrupção, sem contenda, tendo em nós os frutos do Espírito (Gálatas 5.22), onde há pouca folga, neste caminho não tem espaço para ficar indeciso, não tem espaço para folga (descanso), não tem espaço para aqueles que querem brincar de ficar em cima do muro. O caminho estreito exige que você se posicione sempre.

Quando vejo tantas coisas acontecendo atualmente no mundo em função das crises econômicas, crise sanitária, crise de moral e caráter, me pergunto onde está a igreja que perdeu a sua coragem de denunciar o pecado. Será que essa igreja é aquela que anda pelo caminho estreito? Ou será que já estamos com nossas mentes cauterizadas pela corrupção do mundo? Será que achamos em algum momento que o caminho deixou de ser estreito só porque aceitamos o Senhor Jesus como salvador de nossas vidas em algum momento de nossa vida? Se você pensa dessa forma te desafio a refletir melhor sobre o caminho que você tem seguido.

2 – A porta e o caminho largo seduzem, mas o seu fim é a morte

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Provérbios 14:12

Depois da breve fala sobre a porta estreita, Jesus nos mostra o “outro lado da moeda” falando da porta larga e nos dando algumas descrições sobre a mesma.

Diz que o caminho dela é espaçoso, de forma fácil dá para entender que este caminho é o que conduz aos deleites da vida, onde estão aqueles que não se preocupam em caminhar na vontade de Deus, quantos não estão entrando nessa porta, o próprio Jesus nos diz que: “muitos entram por ela”, e mesmo assim não percebem.

O caminho atrativo e pecaminoso, que como um Leão com fome tem tragado diversas pessoas, muitas das vezes tem seduzido também aqueles que em algum momento da vida decidiram trilhar o caminho estreito.

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” 1 Coríntios 10:12

Aqui há um ensinamento muito precioso para quem decidiu trilhar o caminho estreito… Você pode cair se não se cuidar! Justamente pelo fato do caminho largo ser sedutor muitos tem falhado em se manter firmes e constantes na fé. Qual caminho você está seguindo? Essa pergunta é válida não somente para ímpios como também para Cristãos. O que tem te tirado do caminho estreito? Talvez um relacionamento que você saiba que não é da vontade de Deus, algum lugar que você frequenta onde blasfemam do Senhor Jesus, não importa qual motivo seja, todos os caminhos que te afastam de Deus são caminhos largos e vão te levar a morte.

Irmãos que estão lendo esse estudo pela graça de Deus, te convido neste momento parar e fazer uma análise em sua vida para ver se realmente está onde nosso Senhor queria que estivesse…

Se não, curve a sua fronte e falando com Ele peça para te tirar deste caminho largo.

3 – Poucos encontram o caminho estreito

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:23,24

Esse talvez seja um dos principais motivos pelos quais muitos escolhem o caminho largo. Seguir a Cristo requer renúncias pessoais e não estou aqui me referindo a coisas que são fortemente pregadas nos meios evangélicos como não beber, não fumar, não se relacionar com pessoas fora do casamento, etc. Se você é do meio evangélico certamente já ouviu muitas pregações sobre essas questões. Todas essas coisas são atitudes exteriores que muitas das vezes não reflete quem você é de verdade. Negar a si mesmo reflete uma transformação interior profunda que só quem é verdadeiramente convertido a Jesus é capaz de “tomar a sua cruz a cada dia” e seguir o caminho estreito.

O caminho estreito requer algumas atitudes:

– Renúncia do nosso EU

– Domínio próprio

– Amor profundo pelo Senhor Jesus

– Ligação profunda com as coisas do Céu

O caminho é estreito e a cada dia que passa vai ficando cada vez mais difícil ser um cristão verdadeiro. Nosso mundo está tomado pela corrupção e pecado, o conceito de justiça e amor estão relativizados, o mundo hoje relativiza tudo e os padrões morais da família judaico cristã estão sendo destruídos aos poucos. O mundo está sendo preparado pra chegada do anticristo e nunca estivemos tão próximo de sua revelação.

Embora esses fatos estejam bem claros quando estudamos Apocalipse e as profecias do final dos tempos, percebemos que essa mensagem é pouco pregada. Talvez porque o relativismo do mundo tenha impregnado a igreja, talvez por medo e preconceito a igreja esteja rejeitando um ensinamento precioso da palavra de Deus, por estar muito presa as questões terrenas (o caminho largo) não conseguimos enxergar o apocalipse como motivo de alegria porque nosso coração não se alegra com a possibilidade do fim de todas as coisas e o começo do reinado glorioso do nosso Senhor Jesus, quando Ele vier a esse mundo pela segunda vez.

O caminho estreito é um desafio para a igreja nos dias de hoje, porque aqueles que escolheram o caminho largo já definiram as consequências de suas escolhas no futuro, mas para aqueles que optaram pelo caminho estreito o desafio continua, e um dos maiores desafios de hoje talvez seja o ceticismo cristão, sim, muitos duvidam de coisas que estão na palavra de Deus mesmo estando inseridos no meio cristão.

Conclusão:

Porta larga é tudo aquilo que não é Evangelho, e porta estreita é tudo que é Evangelho, simples assim. Qualquer coisa diferente disso é engano. A porta estreita é o caminho da transformação, do novo nascimento, dos frutos do espírito. E você conhece quem está nesse caminho pelos frutos que produz. O caminho estreito de Jesus desmancha o ser, e o refaz transformado e cheio de vida. E lembre-se, o caminho estreito dói porque ele nos reconstrói, nos torna imagem e semelhança daquele que nos chamou, mas a glória que nos espera é algo que jamais seremos capazes de entender ou imaginar.

Deus abençoe ricamente.

 

 35 total views,  1 views today

elmar_ricardo

Servo do Senhor Jesus que tem a missão de trazer luz e esclarecimentos a todos que queiram entender melhor a palavra de Deus e os sinais do final dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.